Na manhã deste domingo
Um morto e oito feridos é o saldo do ataque de Murothone e dezoito feridos no ataque do Zero
Um autocarro de transporte de passageiros da Nagy Investimentos que fazia o trajecto Nampula-Quelimane, foi atacado por supostos homens armados da Renamo, na manhã deste domingo, portanto, ontem na zona de Murothone, distrito de Mocuba na Zambézia.
Como resultado, uma cidadã estrangeira que se supõe que seja de origem filipina, perdeu a vida e outras oito pessoas contraíram ferimentos e foram evacuadas ao Hospital Rural de Mocuba (HRM), onde receberam cuidados hospitalares. Conforme João Baptista Maia, um passageiro que vinha no autocarro atacado, tudo começou de repente, quando alguns homens à paisana começaram a disparar para o autocarro. Segundo Maia, nessa altura vinham dois autocarros no mesmo sentido e só um é que foi atacado. Já quando o condutor sentiu os tiros nos vidros, aumentou a velocidade para evitar males maiores, nessa altura, os supostos homens da Renamo começaram a disparar de trás onde as balas perfuraram o autocarro, mataram e feriram os passageiros. Sem mais detalhes, a fonte disse que muita gente clamava de socorro, visto que o ataque era intenso.
PRM confirma mas sem detalhes
Minutos depois deste ataque, a nossa Reportagem ouviu o Comandante da Polícia da República de Moçambique em Mocuba, Filipe Gulele em torno do assunto. Em resposta, Gulele confirmou o caso, tendo dito na altura que a informação que tinha era de um morto e oito feridos graves. Questionado se a polícia iria enviar uma força para controlar o local, Gulele afirmou que sim, mas evitou entrar em detalhes.
Ataques também no Zero
Na tarde deste domingo, ficamos a saber que também houve mais um ataque por volta das 13 horas deste domingo na zona de Zero ao longo da EN1, onde três autocarros, sendo um deles da Nagy Investimentos foi atingido. A fonte que nos cedeu a informação disse que neste ataque do zero, 18 pessoas ficaram feridas com gravidade logo a primeira foram evacuadas para o centro de saúde mais próximo para receberem cuidados.
Este pode ter sido o domingo mais sangrento, já que também no mesmo dia, houve mais um ataque em Murothone, Mocuba Recorde-se que este é o segundo ataque nesta semana que ocorre na região de Murothone.
DIÁRIO DA ZAMBÉZIA – 16.05.2016