O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Bonete, visitou hoje o Complexo Desportivo de Zimpeto, em Maputo, onde constatou diversos problemas relativos à má execução do projecto.
Dentre esses problemas, destacam-se as infiltrações de água nalgumas residências da Vila Olímpica; o estado obsoleto em que a vedação do estádio nacional se encontra; infiltrações de circuito principal das águas no estádio; o material inox que está nas bocas-de-incêndio não é o que deveria lá estar, pelo que se está a degradar, entre outras irregularidades.
Apenas uma parte da Estação de Tratamento de Águas Residuais está em funcionamento.
A visita do ministro enquadra-se no âmbito do mandato do governo, depois do incidente que aconteceu, em Fevereiro deste ano, na piscina olímpica, em que o muro desabou e matou uma pessoa e feriu outras dez.
Após este incidente, o ministério ficou mandatado de avaliar o estado de segurança e conservação de todas as instalações do complexo.
Fomos visitar os blocos residenciais, alguns em estado crítico, como nós podemos ver, resultando das infiltrações que se verificam nas residências. Naturalmente que isto advém de má execução do próprio projecto, porque senão as casas todas estariam assim, mas nós constámos que isto só se verifica em alguns dos blocos, disse ele.
Dos 800 apartamentos existentes, 200 já foram visitados. Nalgumas residências houve a necessidade de se evacuarem os moradores (15 famílias) para se proceder a reabilitação, pelo estado crítico em que se encontram e o risco que representam para os habitantes.
Aliás, a parte inferior é a que mais sofre com todo o problema de infiltrações que vem dos andares superiores, porém, alguns dos superiores ainda têm os mesmos problemas.
Quanto à vedação do estádio, o governante reconheceu que, para o tempo de vida que tem, está num estado obsoleto.
Bonete disse verificar-se que houve um problema muito sério na especificação do material que deveria ter sido usado.
Em termos estruturais do estádio, não há problemas de maior. A fissuração que se verifica é um problema de qualidade dos acabamentos que deveria ter sido acautelado na altura. Mas, também, verificam-se, no estádio, alguns pontos em que há infiltrações de circuito principal das águas e que também requer cuidado, afirmou.
O ministro assegurou que o empreiteiro está a ser responsabilizado e está a actuar pontualmente.
Quanto à Estação de Tratamento de Águas Residuais, a fonte disse tratar-se de um problema estrutural, mas que tem estado a ser discutido com vista a encontrar-se solução.
A mesma está a funcionar apenas uma parte, a que tem a ver com o tratamento de resíduos sólidos, por falta de energia.
O Complexo Desportivo de Zimpeto, que alberga o Estadio Nacional, foi construído para acolher os Jogos Africanos de 2011. Financiado pelo governo da China, a sua inauguração ocorreu em Abril do mesmo ano
Anacleto Mercedes (ALM)/SN
AIM – 30.05.2016