A Cooperação Espanhola vai financiar as obras de reabilitação da fortaleza “São João Baptista” do Ibo, localizada na sede do distrito do mesmo nome, na província de Cabo Delgado, com vista à sua transformação para centro de promoção do turismo. Segundo apurou o nosso jornal junto do departamento cultural, na direcção provincial de educação e desenvolvimento humano, as obras serão financiadas pela cooperação espanhola e destinam-se a converter o referido local num centro de promoção do turismo e outras actividades de interesse comunitário e comercial.
Os documentos indicam que a Fortaleza São João Baptista do Ibo, considerada segunda maior fortificação de Moçambique, foi construída em 1781 e restaurada, pela última vez, em 1953. Localizada junto ao mar, com planta de formato poligonal estrelado, a referida fortaleza possui, no seu interior, edificações de serviço, com capacidade para aquartelar cerca de 300 homens, uma capela, para além de estar artilhada com 15 peças de ferro. Para além da Fortaleza São João Baptista, a Ilha do Ibo comporta, ainda, o Fortim de São José (primeira fortificação ali erguida, em 1760), que se localiza na enseada local e que viria a perdera sua função militar quando foi construído o Forte de São João Baptista e Fortim de Santo António do Ibo, em1847, que, em tempos, funcionou como última peça defensiva do respectivo porto.
A povoação do Ibo foi elevada à categoria de vila em 1761, depois do desmembramento da província de Moçambique do Estado Português da Índia, ocorrido em 1752, constituindo-se, assim, na primeira capital de Cabo Delgado, cujo governo foi instalado em 1763, e era constituído por uma Câmara Municipal e tribunal.
Ibo conheceu o seu apogeu económico mercê do comércio de escravos, cuja abolição originou um paulatino declínio económico que viria a consumar-se politicamente com a transferência das últimas repartições da administração de Cabo Delgado para Pemba (então Porto Amélia), em 1929.
WAMPHULA FAX – 23.06.2016