Na Localidade de Sabe
- Administrador de Morrumbala disse que não tem dados, porque as FDS não estão sob sua tutela
Homens armados da Renamo que vivem nas matas da Localidade de Sabe distrito de Morrumbala, atacaram na última sexta-feira (24 de Junho), uma viatura que transportava as Forças de Defesa e Segurança (FDS) e neste ataque, houve uma vítima mortal e 3 feridos que foram assistidos no Centro de Saúde local.
Segundo informações que o Diário da Zambézia teve acesso, o ataque perpetrado pelos homens armado da Renamo foi contra uma viatura militar (Mahindra) que estava fazendo o trajecto vila de Morrumbala-Sabe. Os militares saíram para vila sede de Morrumbala para levantarem seus ordenados mensais. E já de regresso, a menos de 8 km, isto é, entre a zona de Coutinho à Tandacachira, as Forças de Defesa e Segurança (FDS), foram surpreendidos com disparos onde alguns militares contraíram ferimentos ligeiros.
Administrador diz que ouviu dizer
Entretanto, contactado telefonicamente esta segunda-feira (27), o administrador do distrito de Morrumbala, Pedro Sapange, este disse não ter muitos elementos sobre o sucedido. Sapange explicou que o grande problema desta falta de informação é que as FDS não se subordinam ao governo do distrito, daí que pode acontecer alguma coisa com eles e não ser do conhecimento das autoridades distritais. Num outro passo, a fonte disse que tentou de forma alguma manter todos contactos com as autoridades locais, mas a resposta que obteve foi a mesma de que as FDS não falam nada e coisas deles só saem quando há vítimas mortais.
Entretanto, Sapange sublinhou que mesmo com este incidente, a vida voltou a normalidade em Sabe, onde as instituições do estado estão no activo. Face a isso, o Diário da Zambézia ouviu em anonimato alguns professores que nos confessaram que apesar destas palavras e do regresso ao trabalho, há sempre um receio, porque não sabem quando e há que horas, os tiros podem voltar a soar.
DIÁRIO DA ZAMBÉZIA – 28.06.2016