Foi raptado no final da manhã desta terça-feira, em Chimoio, o antigo deputado da Renamo e membro do Conselho de Estado, Manuel Francisco Lole. A Renamo atribui a acção ao "esquadrão da morte", o grupo criado pelo Governo para raptar e assassinar membros da oposição. Manuel Lole foi raptado em sua casa na zona do Instituto Agrário de Chimoio (IAC).
A esposa da vítima conta que duas viaturas de cabine dupla (um branco e outro cinzento) estacionaram em sua casa e dois homens armados saíram da viatura e foram pegar o seu marido no interior da casa. Apercebendo-se do movimento estranho a esposa saiu para verificar o que se estava passar. Quando saiu viu o marido a ser arrastado por dois homens para a viatura. A esposa perguntou para onde estavam a levar o marido e porquê, os homens responderam que o homem estava a ser precisado em Maputo. “O presidente Filipe Nyusi quer conversar com ele”.
Até as 20 horas de hoje não havia sinais de Lole. O delegado provincial da Renamo em Manica, Sofrimento Matequenha disse que o antigo deputado e membro do Conselho de Estado continua desaparecido.