Em Inhambane, a população da localidade de Tsenane e arredores da vila de Funhalouro vive momentos de pânico devido a movimentação dos homens armados da Renamo que nos últimos dias matam e saqueiam bens da comunidade.
A última incursão dos homens armados da Renamo em Funhalouro, aconteceu esta semana, onde mataram a paulada a esposa do secretário da zona de Tsane e apoderam-se dos bens diversos da família e não só.
Uma fonte próxima das vítimas conta que os homens armados além de incendiarem casas, apoderaram-se igualmente de cerca de dezessete mil meticais e espancaram a filha da malograda que acabava de regressar da África do Sul.
Em Tsane e outras zonas onde os homens armados da Renamo têm protagonizados as suas incursões, a população passa as noites nas matas, percorrendo todos os dias longas distâncias até a vila para obter abrigo seguro.
A situação afecta também os alunos e professores da Escola primária de Tsane, que foram obrigados a alterar os horários de entrada e saída para assegurar a realização do processo de ensino-aprendizagem.
Falando em comício popular orientado pelo governador de Inhambane a população reiterou a necessidade de se acabar com a tensão política.
Reagindo ao clamor dos residentes da região, o governante condenou a acção dos homens armados da Renamo, numa altura em que o governo está desenvolver esforços para pôr fim a onda das hostilidades no país.
Tchapo repetiu que todos são chamados a serem vigilantes e a alertar antecipadamente as autoridades sobre todo o movimento estranho nas suas áreas de residência.
RM Inhambane – 26.07.2016