TROPAS DA FRELIMO SOFREM GRANDES BAIXAS EM GORONGOZA
Em escaramuças ocorridas nos últimos dois dias no distrito de Gorongosa, as tropas da Frelimo sofreram uma serie de baixas. No dia 28/7 8 militares foram abatidos em Nhaloza" um regadio situado a jusante da Serra da Gorongosa do lado de Canda. Os militares pretendiam saquear uma plantação de repolhos. Houve perda de armas e alguns feridos graves.
Em Satungira 16 militares foram mortos e 20 ficaram gravemente feridos num ataque surpresa ocorrido ontem 29/7. Os militares iam abastecer água aos colegas semi encurralados nas antigas matchessas de Afonso Dhlakama.
Já ontem e hoje 30/7, houve uma grande escaramuça na zona de Estaca, quando uma companhia das tropas da Frelimo tentou escalar a Serra para atacar o líder da Renamo. A primeira tentativa foi repelida com grandes baixas e os militares passaram toda a noite a lançarem obuses aleatoriamente e voltaram a carga hoje pela manha e foram de novo trucidados. Houve um total de 33 mortos e dezenas de feridos graves. 15 armas foram apreendidas pelos guardas de Afonso Dhlakama.
Ja nas bandas de Chibabava (fora do âmbito das colunas), as tropas da Frelimo tentaram ontem desmantelar uma base da Renamo numa localizada próximo a Muxungue e o desastre foi de grandes proporções mais as informações ainda são escassas.
Unay Cambuma
ASSALTO AO DISTRITO DE MOPEIA
ASSALTO AO QUARTEL EM FUNHALOURO
Ontem noticiamos que tolamente a Frelimo retirou ontem de Mopeia um contingente de companhia e meia de seus homens armados com mais um blindado para Caia tendo sido posto fora de combate entre Chirimazi e cruzamento de Inhaminga em Cheringoma. E nossa informação demonstrou que Mopeia já estava desguarnecido ( aliás mesmo que estivessem lá as milícias seriam destruídas).
Eram 04 horas desta madrugada quando desdobrados e em técnica de combate altamente da guerrilha bateram e assaltaram sem muita resistência a vila de Mopeia. Houve 7 mortos dos homens da Frelimo e o restante largaram armas e se misturaram com os populares nos bairros. O reduzido número de vítimas deve se a rápida debandas das milícias. E enquanto pequenas bolsas isoladas disparavam em recuão as perdizes assaltavam o posto policial tendo hora incinerado a viatura policial mais a ambulância que fora intercetado quando esta pronto a zarpar com o vice comandante distrital.
Há fontes que fala de as perdizes apoderarem se lençóis do hospital mas isto não constitui verdade pois os rangers apenas entraram para enfermarias para vasculhar das debandadas das milícias frelos. Neste momento o ambiente e extremamente tenso e de guerra.
INHAMBANE EM GUERRA
Nossos correspondentes em Inhambane confirmaram haver ataques coordenados da perdizes. Em consequência dois quarteis das forças mistas da Frelimo foram batidas em Funhalouro e Mabote. O balanço preliminar indica 58 mortos nas fileiras da Frelimo, e muito material bélico foi capturado pelos rangers.
A fonte relata também de um numero superior a 40 que terá sido ferido alem de deserções em massas.
Estamos trabalhando no sentido de trazermos mais detalhes sobre o tipo de material recolhido visto que o ambiente ainda esta caótico pois dificulta nossos coturnos no terreno para optencao de mais dados.
Prince Abraham
Nota: Alguém deve Lembrar a Frelimo que a Renamo tem a capacidade e poder militar para derrotá-los. Ninguém pode resistir à vontade do povo. Vamos ver.
Unay Cambuma