Por Egídio Vaz
Desde que a guerra começou não capturou ninguém. Vocês ouviram em algum sitio um milícia da Renamo capturado e apresentado? Eu não ouvi.
Na cidade e no campo, a nossa polícia só nos extorque o dinheiro. Eu até chego a pensar em lidar directamente com o bandido do que com a Polícia. Há dias um deles disparou na Praia Nova (Beira) porque queria entrar a força, armado e em pleno serviço num bar que já ia fechar. Queria bebida.
Se prestarem atenção, todas as semanas a Polícia fala de roubos, mortes e baleamentos e prometem estar "no encalço" dos meliantes. Eu já perdi a conta: afinal, quantos meliantes estão no encalço da Polícia? Nunca ouvi que a polícia foi a tempo de prevenir um roubo de grande envergadura, ou um esquema de corrupção. Se for, são os próprios envolvidos a denunciarem-se.
Os nossos soldados são de nada. Estão desde 2013 atrás de Dhlakama mas sem resultados. Sabemos que uns morrem, mas eles matam quantos afinal no campo de batalha? Qual é o progresso? Estão quase para chegar onde está o chefe? O que estão a fazer em Gorongosa? Dizem que estão a bombardear, mas estão a bombardear aonde? A quem? Estão a bombardear sobre pedras? Afinal temos Generais de 4 Estrelas ou não? Desde 1977 a mesma pessoa está a dar baile num território que o SISE deveria conhece-lo até as entranhas.
Sabe, vocês só sabem nos matar aqui na cidade e no campo, matar civis indefesos, pôr coxa as pessoas. Bandidos de verdade não são capazes de lidar com eles.
Vocês negoceiam com bandidos e matam inocentes que por sinal, vos paga para vestir esta farda. Come on meus.
Queremos ser orgulhosos das nossas forças de defesa e segurança. Não devem agir como se de G4S tratasse.
Isto não é incitação à violência. Apenas exigimos que façam o vosso trabalho como deve ser. Queremos que nos devolva o orgulho, para que sejamos capazes de dizer às nossas crianças que quem se mete com as autoridades, chupa.
Mas também deixe-me dizer mais uma coisa. Vocês estão à mando dos políticos. Se vos mandam para uma missão cumpram-na na íntegra. Mas se vos mandam para fazer meio-trabalho, voltem. E me parece que é tempo mesmo de voltar. Não aguentam, não conseguem e não conseguirão.
Aqui em Moçambique, os bandidos é que vivem bem. Mas tem que ser bandido mesmo, daqueles que mata cem, duzentas trezentas pessoas ou rouba bem.
Nós queremos forças da defesa e segurança ao serviço da missão.
Dói-me pá. Todos anos temos orçamentos volumosos para segurança do país. Aparece uma ameaça não somos capazes de elimina-la.
Um dia vamos acordar ma-Swazi. Acho que eles podem invadir e anexar Maputo e Matola em 12 horas.
Desculpem-me pelo longo desabafo mas para alguém decidir iniciar a guerra é porque se confia. E Nyusi vai CEDER porque alguém quer "Governali as províncias autónomas".
País das bananas.
In https://www.facebook.com/egidiogvaz?hc_ref=NEWSFEED&fref=nf