GOVERNO PRETENDE PRESERVAR ESPÉCIES DA RESERVA FLORESTAL
A Reserva Florestal de Mecuburi, localizada no distrito do mesmo nome, província de Nampula, vai beneficiar de acções destinadas à recuperação e manutenção das espécies existentes, no contexto dum plano do governo que será implementado nos próximos tempos com apoio do Banco Mundial.
Xavier Sakambuera, director nacional de florestas no Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural que revelou o facto, explicou que a primeira etapa desta iniciativa vai consistir, essencialmente, no zoneamento e intensificação das acções de capacitação das comunidades sobre os métodos sustentáveis para gestão dos recursos existentes na reserva florestal de Mecuburi.
Posteriormente será efectuado o mapeamento das zonas degradadas no interior da reserva ,visando a reposição das espécies florestais nativas abatidas pelos operadores furtivos para exploração de madeira e pela população para produção de obras de arte e combustível lenhoso e material de construção. No entanto, a população que se dedica à produção agrícola tem muita preferência em explorar as terras do interior da floresta em face da sua fertilidade que concorre para o aumento dos volumes e da produtividade, sobretudo das culturas alimentares.
"Neste processo, vamos assegurar orientação para as comunidades fazerem a exploração de forma sustentável das terras férteis de acordo com a sua localização porque o risco de virem a desenvolver outras actividades, sobretudo de exploração de recursos florestais, é maior e poderá degenerar em conflito com o governo", acrescentou Xavier Sakambuera.
Todo o trabalho que visa a recuperação e conservação da floresta de Mecuburi será orientado por técnicos afectos ao Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural. A Reserva Florestal de Mecuburi, criada em 1950 com cerca de 195 mil hectares, é, neste momento, a maior do país em termos de extensão e segunda ao nível do continente africano.
A referida floresta foi criada com a finalidade de garantir a disponibilidade de matéria-prima para produção de travessas para o sistema ferroviário que liga as cidades de Nacala-Porto, na província de Nampula, e Lichinga, na vizinha de Niassa.
No entanto, as populações dos distritos de Mecuburi e parte de Muecate sobrevivem dos resultados da comercialização de recursos florestais explorados na Reserva de Mecuburi.
WAMPHULA FAX – 31.08.2016