O parlamento sul-africano condenou domingo o ataque criminoso a membros do Parlamento Pan Africano (PAP) quando era conduzida do Aeroporto InternacionaL Oliver Tambo para o seu hotel em Sandton em Joanesburgo.
Pormenores sobre o incidente estão ainda a ser investigados pela polícia, disse o parlamento em comunicado, acrescentando que: Podemos dizer com toda a certeza que dos quatro membros da delegação apenas um ficou ferido com gravidade e encontra-se a recuperar no hospital.
Reportagens em jornais dizem que a delegada hospitalizada é do Senegal e que foi baleada na emboscada na última quinta-feira. Em nome do Parlamento da África do Sul, o porta-voz da Assembleia Nacional e presidente do Conselho Nacional das Províncias condenamos estes actos de violência contra representantes públicos dos nossos parlamentos irmãos, diz o comunicado emitido domingo.
O documento diz ainda que os outros membros afectados estão a receber apoio e que o Departamento das Relações Internacionais está em permanente apoio aos honrados membros e enviou o seu representante para dar aconselhamento aos membros afectados.
Exigimos às agências da autoridade para encontrar os perpetradores e entregá-los à justiça, acrescenta o comunicado.
A segurança de todos os Membros do Parlamento é de extrema importância para a África do Sul e para o parlamento. Para garantir que os representantes públicos cumpram o seu mandato constitucional o nosso parlamento vai trabalhar com o PAP para avaliar a segurança dos membros e corrigir quaisquer fraquezas que possam existir.
Anteriores sessões do PAP em Joanesburgo também houve registo de ataques similares contra delegados visitantes.
Há duas semanas, o jornal Sunday World reportou que um agente da polícia em serviço no PAP foi detido por seus colgas em Midrand e acusado de roubo e dano malicioso à propriedade depois de alegadamente ter sido surpreendido a roubar rolos de papel higiénico no local de trabalho.
Times/bm/sg
AIM – 01.08.2016
NOTA: Polícia que rouba papel higiénico é preso. Político que rouba milhões anda à solta. Lindo!
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE