Com argumentos dúbios
- O DZ revela o motivo deste adiamento
O festival de Zalala, uma festa cultural que tem como palco a praia de Zalala, cerca de 30 km da capital provincial da Zambézia, Quelimane que tinha sido marcado para os dias 29 a 30 de Outubro próximo foi adiado. Em comunicado tornado público, a direcção provincial da Cultura e Turismo na Zambézia, explica que o festival só será realizado nos dias 4 a 5 de Novembro, no mesmo local. Aliás, o mesmo documento argumenta que o adiamento do maior evento cultural da provincial prende-se com questões técnicas e organizacionais.
Argumentos dúbios
No comunicado, a DPCTURZ alega questões técnicas e organizacionais para o adiamento do festival de Zalala. Porém, o Diário da Zambézia sabe que estes argumentos são dúbios, porque há uma verdade que as autoridades não querem revelar. Na verdade ‘e que no dia em que iria se realizar o festival, há uma grande cerimónia em Quelimane que será dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi. Trata-se da inauguração do Hospital Central de Quelimane (HCQ), uma infra-estrutura que foi erguida na zona de Namuinho e no dia seguinte, haverá o lançamento da campanha agrícola.
As fontes que revelaram essa informação ao Diário da Zambézia afiançaram que pesou mais a inauguração do Hospital do que uma mera brincadeira do festival, embora, segundo as mesmas fontes, a direcção provincial da Cultura e Turismo tenha defendido que era possível sim, haver inauguração e depois, portanto, no dia seguinte realizar-se o festival, argumentos que não convenceram ao governador Abdul Razak.
Recorde-se que o festival de Zalala tem sido a maior festa cultural na provincial e com ele, as manifestações culturais todas são vistas.
DIÁRIO DA ZAMBÉZIA – 19.09.2016
NOTA: Afinal parece que ainda há “deuses” na terra. O povo só tem que se ajoelhar.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE