Heroína avaliada em 7,9 milhões de randes (44.348.950 meticais) foi apreendida, esta sexta-feira, no posto de Lebombo, pouco depois de atravessar a fronteira de Ressano Garcia, na província de Maputo, sul de Moçambique, pela Autoridade Tributária (Sars) e agentes da polícia da África do Sul.
A droga, embrulhada em 25 pacotes selados, foi descoberta em painéis da porta traseira do assento do motorista de uma camioneta, pouco depois de entrar em território sul-africano, proveniente de Moçambique, de acordo com um comunicado da Sars.
Um funcionário das alfândegas e um oficial da polícia canina sul-africanos inspeccionaram o carro, acabando por descobrir a droga.
O suspeito, cuja nacionalidade não foi revelada, caiu em poder dos agentes da lei e ordem, por alegadamente violar uma lei inerente ao contrabando de drogas no país.
A policia sul-africana esta a investigar o caso, com vista a busca de mais detalhes, incluindo a nacionalidade do homem e proveniência da droga.
TIMES/ JD/FF
AIM –22.10.2016
NOTA: Em Ressano Garcia passa tudo. É dinheiro, é droga, etc. Noutras fronteiras marítimas passa madeira, pontas de elefante, cornos de rinoceronte, etc. Mas também entra muita coisa de contrabando. Quem deixa? Quem beneficia?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE