As negociações entre o Governo e a Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, serão suspensas no sábado, devendo ser retomadas a 7 de Novembro, anunciou hoje o coordenador dos mediadores, Mario Raffaeli.
Esta ronda vai acabar na sexta-feira e, por isso, vamos fazer uma comunicação à imprensa. Mas retomamos no dia 7 de Novembro, disse Raffaeli, avançando que na sexta-feira a equipe de mediação vai reunir-se com a Comissão Mista.
Nesta ronda, que arrancou no dia 18 do corrente mês, a equipe de mediadores tem vindo a manter encontros bilaterais com as duas delegações.
Segundo Raffaeli, este facto levou a que a mediação não prestasse declarações à imprensa sobre os conteúdos discutidos na mesa das negociações.
Não podemos falar à imprensa sobre os conteúdos discutidos na mesa, disse numa das rondas o coordenador, acrescentando que esta postura é tomada à luz de um acordo feito na mesa das negociações entre as partes.
As negociações entre o Governo e Renamo visam preparar um encontro, ao mais alto nível, entre o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, com vista a acabar com a instabilidade político-militar.
Fazem parte dos pontos da agenda da mesa do diálogo político a cessação imediata dos confrontos, a despartidarização das Forças de Defesa e Segurança (FDS), incluindo polícia e os Serviços de Informações e o desarmamento da Renamo, bem como a sua reintegração na vida civil.
HT/DT
AIM – 25.10.2016