Publicado em 1996, o livro de Rui Mateus, um dos fundadores do PS, conta as manobras utilizadas para fazer o financiamento do PS, as relações pouco claras estabelecidas entre o partido e as empresas, a existência de uma teia de tráfico de influências, e faz denúncias concretas, documentadas, que nunca chegaram à Justiça.
Este livro também desmistifica a imagem de herói nacional que então era atribuída a Mário Soares.
A sua primeira e única edição desapareceu rapidamente do mercado. Trinta mil cópias de uma só vez.
Há quem diga que foi comprada ainda antes de ter sido distribuída pelas livrarias. Isto pode ser exagero, mas o facto é que misteriosamente nunca foi feita uma segunda edição, mesmo havendo muita procura.
Assim como o livro desapareceu, o paradeiro do seu autor é desconhecido. Há rumores de que emigrou para a Suécia ou para os Estados Unidos.
Toda a fugaz cobertura dos media, aquando da publicação do livro, foi em torno do tema da traição e nunca no conteúdo. Rui Mateus chegou a ser entrevistado por Miguel Sousa Tavares na SIC, e a primeira pergunta que este lhe fez foi: Então, como é que se sente na pele de um traidor?
Como é virtualmente impossível de obter o livro, disponibilizamos nesta página uma cópia digital. Caso haja uma segunda edição esta cópia será retirada.
Download Contos_Proibidos-Memorias_de_um_PS_desconhecido-SEM_ANEXOS-SEM_FOTOS
NOTA: Em homenagem a Mário Soares
Fernando Gil
MACUA DE MOÇABIQUE