A mineradora australiana, Mustang Resources, anunciou sexta-feira o envio de rubis de sua concessão em Montepuez, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, aos Estados Unidos da América para efeitos de corte.
A empresa enviou o primeiro lote calculado em 6.221 quilates de rubis e corindo para os EUA a fim de obter pareceres de especialistas relativo a estratégia de marketing, muito em particular sobre se deverá comercializar na forma bruta ou cortada.
Segundo o director-geral da empresa, Christiaan Jordaan, a encomenda desempenhará um papel importante uma vez que ajudará a agregar o valor de mercado aos rubis, bem como elevar a consciência e compreensão dos clientes em relação as pedras de classe mundial.
Como resultado disso, segundo Jordaan, a empresa estará em melhores condições de estimar o volume de receitas a gerar a partir do perfil de produção em rápido crescimento.
Entre os rubis enviados figuram os que a Mustang considera as cinco pedras especiais que incluem 'dois raros 24 quilates de rubis'. Estas pedras serão cortadas pelo designer Meg Berry.
A Mustang anunciou igualmente a mudança da sua fábrica de processamento para mais perto de seu principal depósito de rubis, medida que resultou na triplicação de sua taxa de processamento.
O Projecto Montepuez Ruby consiste em três licenças que cobrem 15.800 hectares directamente adjacentes ao maior depósito de rubis do mundo, explorado pela Gemfields, baseada em Londres. Até agora, a Gemfields realizou sete leilões de rubis extraídos em Montepuez, que renderam um total de 225,7 milhões de dólares americanos.
A Mustang também tem um interesse maioritário em duas licenças de exploração de diamantes ao longo do rio Save, no centro do país, a jusante dos campos diamantíferos de Murowa e Marange no Zimbabwe.
A par disso, a Mustang detém os direitos de grafite perto dos depósitos de grafite de classe mundial descobertos pela Syrah Resources e pela Triton Minerals.
Na sequência do anúncio, o preço da acção da Mustang subiu acentuadamente na bolsa australiana de 2,7 para 5 centavos australianos.
JHU/PF/LE
AIM – 22.01.2017