Por Capitão Manuel Bernardo Gondola
Responsabilidade política, é obrigação que os membros do Governo têm de dar contas (explicação) da sua actuação política a um Órgão público competente, indicado na Constituição, e de cessarem nos seus cargos por decisão desse Órgão.
Implica as seguintes características:
- a) O seu objecto é a actuação política do Governo, que é posta em questão e que pode chegar a ser declarada errada embora se tenha desenrolado dentro dos trâmites constitucionais e não tenha implicado transgressão das leis vigentes. A possível culpabilidade dos membros do Governo por faltas cometidas contra as leis em vigor pode também ser denunciada, mas essa denúncia e sanção fazem-se invocando a Responsabilidade Penal, prevista na Constituição como algo diferente da simples Responsabilidade Política. A Responsabilidade Penal torna-se efectiva, além disso, através de alguns métodos que variam consoante os países. Você vê, um deles é o processo inspirado naquele que pela segunda vez se usou no Brasil com o nome de Impeachment (acusação). O senado acusou a presidente de erros cometidos e a câmara desempenhou o papel de Tribunal Supremo.
- b) Sujeito de Responsabilidade política são todos os membros de Governo, excepto o Chefe de Estado ou Presidente da República, que está geralmente ilibado dela.
n/b:
Um caso contado, foi em Cabo-Delgado (Mueda):
É das conversas dos senhores de idade e dos cavalheiros respeitáveis.
Os portugueses deixaram uma moto-bomba no rio em alguma parte num distrito do país. Sua Excelência o antigo governador provincial mandou reparar aquela moto-bomba para puxar a água até a vila distrital. A reparação daquela velha moto-bomba custou 5 milhões e meio de dólares. Então, uma moto-bomba nova custa quanto?!...
Manuel Bernardo Gondola
NOTA: Realmente não há orçamento que cheque para um país como este.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE
(Foto do antigo sistema de abastecimento de água a Mueda retirada de http://ultramar.terraweb.biz/Imagens/mocambique_LuisPintoCoelho_01EstadiaemMueda.htm )