O trabalho da Procesl e da Quadrante visou conceber e projetar todas as necessidades de infraestruturas vitais para o nascimento do novo centro urbano de Hassi Messaoud, no sudeste da Argélia.
A Procesl e a Quadrante, empresas prestadoras de serviços de engenharia e consultoria do grupo português Quadrante, são responsáveis pelo projeto de criação da nova cidade de Hassi Messaoud, na Argélia, onde se prevê a ocupação de cerca de 80 mil habitantes.
Esta nova cidade localizar-se-á na zona de Ouargla, no sudeste da Argélia, perto da fronteira com a Líbia, e já em pleno deserto.
Este trabalho teve como propósito conceber e projetar todas as necessidades de infraestruturas vitais para o nascimento deste novo centro urbano que também inclui uma plataforma logística, que, em conjunto, irão constituir a base de apoio as atividades do importante pólo de exploração petrolífera existente na região e promover o seu desenvolvimento sustentado.
Esta região constitui uma área sensível e sujeita a riscos geológicos e ambientais que têm posto em causa o equilíbrio natural e o bem-estar e qualidade de vida das populações.
O grupo português é responsável pelo desenvolvimento de todos os estudos e projetos das infraestruturas da nova cidade, que incluem a modelação do terreno para a implantação das vias rodoviárias e dos edifícios, das redes viárias, dos sistemas de captação, tratamento e abastecimento e distribuição de água potável, dos sistemas de esgotos domésticos e condução a tratamento, dos sistemas de drenagem das águas pluviais e dos sistemas de rega.
A construção da nova cidade de Hassi Messaoud está sob a alçada do grupo Cosider Travaux Publics, que constrói e opera empreendimentos de grandes dimensões em solo argelino.