O Ferroviário da Beira transitou para a fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos em Futebol ao vencer o Barrack Young Controllers (BYC) da Libéria por 4 – 1 em partida realizada domingo em Monróvia.
A qualificação de uma equipa moçambicana para a fase de grupos não acontecia há 15 anos.
A vitória dos Locomotivas da Beira foi encontrada na marcação de grandes penalidades, uma vez que na 1ª mão realizada na Beira o BYC saiu do Chivive com uma derrota por 2 – 0 ontem na sua casa e perante seu público os liberianos fizeram uma reviravolta vencendo o Ferroviário pelo mesmo resultado do jogo realizado na Beira (2-0).
A vitória dos Beirenses aconteceu graças ao guarda-redes Soarito, que defendeu dois penaltis fixado o resultado em 1 – 4.
Os golos que garantiram a passagem da equipa de Aleixo Fumo para a fase de grupos foram marcados por Mambucho, Dayo, Edson e Andro.
As reações a volta da vitória da equipa Moçambicana para a próxima fase não se fizeram esperar. A Governadora da Província de Sofala, Maria Helena Taipo enviou através da imprensa uma palavra de apreço para os campões nacionais.
«Vocês são os nossos meninos de ouro e elevaram o nome de Moçambique e da província de Sofala (Beira) em particular para leem fronteira, estamos a vossa espera para vos dar uma grande receção» disse Taipo.
Já o Presidente da Autarquia da Beira, diz que sempre acreditou no potencial da equipa da Beira, desde os primeiros jogos internacionais que realizou. Daviz Simango diz que vai mobilizar a população da cidade da Beira para receberem os dirigentes, equipa técnica e atletas do Ferroviário da Beira como verdadeiros heróis da pátria do Chiveve nome pelo qual é conhecida a cidade da Beira.
O Presidente da Federação Moçambicana de Futebol não quis ficar atras e bastante emocionado, Alberto Simango Jr, parabenizou a equipa do Ferroviário da Beira. Alias o Ministro da Juventude e Desporto também já endereçou os parabéns a equipa locomotiva.
Ate ao momento que enviamos esta reportagem a cidade da Beira encontra-se em euforia, com buzinas e diversos cantos da autarquia com os adeptos a gritarem bem alto o nome do Ferroviário da Beira e de Soarito por ter defendido dois penaltis.
O Ferroviário da Beira só chega a cidade da Beira na 5ª feira. Boaventura Mahave, presidente do clube, diz que a sua equipa só inicia a viagem terça-feira devendo pernoitar em Addis-Abeba, chegando a Maputo na 5ª feira a meio da tarde e na mesma 5ª feira parte para Beira no período da noite.
Os locomotivas da Beira tornam-se na 3ª equipa Moçambicana a chegar a fase de grupos sendo Ferroviário de Maputo em 1997 e Costa do Sol em 2002.
A BOLA – 20.03.2017