No âmbito do quarto Contrato de Redução da Dívida e de Desenvolvimento (C2D) assinado entre os Governos de Moçambique e da França a 20 de Julho de 2015, o Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Senhor Celso Correia, juntamente com o Embaixador da França em Moçambique, Bruno Clerc e a Directora Regional da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) em Joanesburgo, Marta Stein-Sochas irão presidir,nesta quinta-feira, em Maputo, o lançamento do Projecto de apoio às áreas de conservação e preservação dos elefantes em Moçambique.
Trata-se de um donativo de seis milhões de euros concedido a Moçambique para fortalecer a gestão de áreas protegidas e a protecção da vida selvagem, especialmente dos elefantes.
Assim sendo, com esta doação, o apoio financeiro da França desde 2005 aos esforços de Moçambique na consolidação das suas áreas de conservação passa para 31,5 milhões de euros.
O presente projecto de apoio às áreas de conservação e preservação dos elefantes em Moçambique, com uma duração de quatro anos, irá contribuir para melhorar a eficácia dos serviços de vigilância no Parque Nacional do Limpopo e na Reserva Nacional de Niassa que se encontram entre as áreas mais afectadas.
DIÁRIO DO PAÍS – 09.03.2017