Celso Correia havia prometido pagar na passada segunda-feira mas depois desapareceu
Mais uma vez a TIM volta a prometer pagar salários, depois de ter falhado na passada segunda-feira. Celso Correia, ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, havia prometido pagar, na passada segunda-feira, os salários em atraso dos trabalhadores da TIM, estação ligada a ele.
O atraso arrastam-se desde meados do ano passado. Acontece que, na passada segunda-feira, sem dar qualquer tipo de explicação, Celso Correia não pagou e desapareceu.
Com a promessa do ministro, os trabalhadores até já haviam suspendido a greve, mas, quando se aperceberam de que foram burlados por Celso Correia reactivaram a greve.
Recorde-se que Celso Correia formalmente já não é dono da TIM, em virtude de uma operação cosmética através da qual montou os seus antigos colaboradores, que passaram a dirigir a empresa para evitar a exposição do seu nome. Depois de muito tempo a tentar uma solução com os tais novos donos da “Trial Investimentos”, chefiados por Alexandre Rosa, os trabalhadores preferiram lidar directamente com Celso Correia, escrevendo-lhe uma carta a pedir a sua intervenção no assunto.
Celso Correia prometeu resolver o assunto na passada segunda-feira evocando uma alegada “solidariedade”.
Mas, sem dar qualquer explicação, não compareceu na TIM na referida segunda-feira nem justificou a razão que o levou a não honrar o compromisso assumido. A indignação dos trabalhadores subiu de tom.
Na quarta-feira, a “Trial Investiments, SA”, gestora da TIM (Televisão Independente de Moçambique), voltou a prometer que vai pagar os oito meses de salários em dívida até às 10h00 da próxima sexta-feira, dia 10 de Março.
Coincidentemente, os salários serão pagos 90 minutos antes de os deputados da bancada parlamentar da Renamo na Assembleia da República, chefiados por Ivone Soares, visitarem as instalações da TIM.
Segundo um documento da “Trial Investiments, SA”, assinado por Alexandre Rosa, presidente do Conselho de Administração, os salários em dívida estão em processo de liquidação e estarão nas contas até à próxima sexta-feira.
“A direcção da ‘Trial Investiments SA’, gestora da TIM, vem por este meio informar aos trabalhadores da empresa que, de acordo com a promessa feita, hoje, dia 8 de Março de
2017, os salários em dívida até ao mês de Fevereiro estão em processo de liquidação. Por razões administrativas e bancárias, os mesmos estarão disponíveis nas contas salariais no dia 10 de Março, às 10:00horas”, lê-se. Se é Celso Correia quem está a pagar, não se sabe. (Cláudio Saúte).
CANALMOZ – 09.03.2017