Transcrevo:
Vou quebrar o meu período sabático sobre o olhar de assuntos nacionais para falar de algo que acredito estar a afligir muitos moçambicanos (como eu) que residem actualmente na diáspora, visto que o acesso à informação é crucial para qualquer cidadão, esteja ele em solo pátrio ou não.
Desde que a STV decidiu "proibir" o cidadão Fernando Gil de publicar os seus conteúdos (telejornais) no YouTube gerou-se uma situação de incerteza porque não sabíamos de que forma passaríamos a receber os conteúdos informativos produzidos e emitidos pela STV fora dos países onde não chega o sinal fechado da STV notícias.
Sob a alegação de que Fernando Gil estava de forma não autorizada a reproduzir ilegalmente os seus conteúdos, a STV conseguiu então fazer com que este não publicasse tais vídeos, e em substituição a STV criou a sua página YouTube para fazer alegadamente o mesmo trabalho de Fernando Gil. Até aqui posso concordar, a STV é privada, dona dos seus conteúdos e segue o lucro.
Contudo, passados dois meses depois da existência da conta YouTube da STV, confesso que está a revelar-se uma verdadeira BURLA e decepção. A STV não consegue, nem de longe, fazer o excelente e patriótico trabalho que estava a ser desempenhado por Fernando Gil.
A conta YouTube da STV publica os seus conteúdos com um atraso astronómico e lamentável. Por exemplo, um telejornal que é transmitido às 19h55 de Moçambique só é publicado na página deles no dia seguinte às 13h ou mesmo dois dias depois.
Para piorar, quem faz tais publicações na STV está provado que só trabalha de segunda-sexta-feira, porque ficamos sem informação da sexta-feira e sábado quando só se volta a publicar na segunda-feira a informação passada no domingo. Quem sempre acompanhou a página de Fernando Gil lembrará da eficiência com que fazia as coisas, com respeito ao "timing" e relevância de cada telejornal.
Esta é uma prova inequívoca que a STV não está preparada para o que anda propalar, ou seja, estar on-line não é nada do que estão a fazer agora. Seria viável que deixassem o cidadão Fernando Gil que conta com quase 7000 seguidores e milhares de visualizações continuar o seu trabalho, porque isso de alguma forma traz credibilidade e audiência para a própria STV que só conta com 1260 seguidores e reduzidas visualizações na sua conta YouTube.
Aliás, a STV deve aprender com outras cadeias televisivas ao nível mundial, hoje em dia publicar notícias/reportagens no YouTube não deve ser visto como luxo ou perca de audiência, muito pelo contrário. Enquanto esta situação prevalece, cabe-nos assistir a TVM - Televisão de Moçambique que está on-line 24 horas por dia.
In https://www.facebook.com/tsandzana?fref=nf&pnref=story
NOTA: Grato. Apenas tento colmatar as falhas da STV-SOICO.
Fernando Gil
MACUA DE mOÇAMBIQUE