Na monopolista Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), para fazer o trajecto Maputo/Pemba/Maputo o passageiro deve desembolsar qualquer coisa como 23.339 meticais...
A agência de viagens moçambicana COTUR e a companhia aérea angolana TAAG rubricaram esta segunda-feira um acordo de parceria para o lançamento de uma nova ligação entre Maputo e Lisboa com uma escala em Luanda, com um custo de apenas 24,617.00 Mt para ida e regresso.
As duas instituições pretendem promover o turismo beneficiando aos moçambicanos e angolanos de uma oportunidade única para visitar Lisboa e, quiçá, outros países da União Europeia. Com esta oferta, os passageiros podem ficar até um ano nas terras lusas.
De acordo com Noor Momade, um dos signatários desta parceria, pela COTUR, esta e outras iniciativas são resultantes da visita a Angola em Outubro de 2016 de uma delegação de empresários que acompanhava o Presidente da República Filipe Nyusi.
Actualmente, para ligar Maputo e Lisboa, os moçambicanos dispõem de ligações mais onerosas e várias escalas.
Recentemente, a companhia aérea de bandeira, que ainda continua banida do espaço aéreo europeu, abandonou a rota Maputo-Luanda, e vice versa, tendo a TAAG introduzido esta rota na sua programação de voos.
“Temos de continuar a trabalhar para ligar os moçambicanos com o mundo. Estamos cientes de que sozinhos não podemos desenvolver o país. Esperamos brevemente lançar outras ligações para países que têm interacção económica e cultural com Moçambique”, disse Noor Momade.
CM – 13.04.2017