Moçambique encontra-se posicionado no 160/o lugar, num ranking de 172 países avaliados, revela um relatório intitulado Infância Roubada, divulgado hoje, em Maputo, pela Save the Children, uma organização não governamental que luta pelos direitos da criança no país e no mundo.
Esta posição, de acordo com o relatório, deixa claro que Moçambique ainda está longe de conseguir providenciar condições que criem e protejam as crianças.
Entre os aspectos que contribuem para a colocação do país nesta posição, o documento aponta a dificuldade na manutenção ou retenção da criança na escola, a mortalidade neonatal e materna, a desnutrição crónica, que afecta aproximadamente 43 por cento a menores até cinco anos de idade.
Igualmente, a nível do acesso à protecção, os desafios ainda são maiores, sendo que cerca de 48 por cento das raparigas casam-se antes dos 18 anos de idade, os níveis de pobreza infantil ainda são acentuados, o trabalho infantil afecta cerca de 22 por cento de crianças entre os sete e os 15 anos de idade.
A violência, o abuso e a negligência são outros fenómenos apontados pelo estudo e que continuam a ocorrer de forma acentuada e preocupante.
Continue reading "MOÇAMBIQUE LONGE DE ASSEGURAR FUTURO MELHOR ÀS CRIANÇAS" »
Recent Comments