A IV Sessão Extraordinária do Comité Central da Frelimo, que terminou sábado, em Maputo, decidiu responsabilizar os seus militantes sobre o desempenho do partido através da atribuição de tarefas específicas a cada membro.
O Comité Central do partido no poder em Moçambique deliberou ainda sobre a necessidade da consolidação da unidade nacional de modo a fortalecer a inclusão, reconciliação nacional, partilha de princípios e valores através de uma abordagem multissectorial que conjuga factores políticos, económicos, sociais e tecnológicos.
O Comité Central saúda a forma como os militantes, membros e simpatizantes do partido têm estado a trabalhar e em condições adversas e encoraja-os a continuar a dar esse exemplo de perseverança, ponderação e serenidade, refere um comunicado emitido no final da sessão, sobre as decisões tomadas em torno do ponto da agenda referente a Análise da Situação Interna do Partido.
Durante a sessão, os membros do Comité Central encorajaram o Presidente do partido, e da República, Filipe Nyusi, a continuar com os esforços para o restabelecimento da paz efectiva e a prosseguir no seu estilo de liderança, visando o alcance do desenvolvimento económico e sócio-cultural almejado pelo povo moçambicano.
O Comité Central saudou, igualmente, o Governo pela clareza e realismo com que tem enfrentado os desafios actuais do país, na perspectiva de um futuro risonho para todos.
Além da análise da situação interna, a IV Sessão Extraordinária do Comité Central da Frelimo teve outros dois pontos da agenda, nomeadamente a Apresentação da Proposta do Plano de Actividades e Orçamento do Partido para o ano de 2017 e Análise da Situação Politica, Económica, Social e da Paz em Moçambique.
Segundo o comunicado, os membros do Comité Central aprovou, por unanimidade o Plano de Actividades e Orçamento, bem como todos outros documenteis constantes da agenda.
No caso particular da situação política, económica, social e da paz, o Comité Central constatou que graças ao empenho e dedicação do Presidente do Partido e Chefe de Estado e de outras forcas vivas da sociedade, depois de um período de contracção económica e instabilidade político-militar, a situação política do país está estável, rumo a uma paz efectiva.
Outrossim, a situação económica do país tende a estabilizar-se, registando-se uma tendência de estabilização do Metical face as principais moedas de troca, refere o comunicado.
Afirma ainda que a população moçambicana em geral e os agricultores em particular, assumiram a orientação do governo para a necessidade de aumento da produção e produtividade agrícola.
Como resultado perspectiva-se que na presente campanha agrícola o nosso Pais venha a atingir altos índices de produção e produtividade agrícola dos últimos 20 anos, realça o documento apresentado sessão de encerramento.
Com a duração de dois dias, a IV Sessão Extraordinária do Comité Central decorreu sob lema Unidade, Paz e Desenvolvimento: Frelimo a Forca da Mudança, e antecede o XI Congresso do Partido, a ter lugar em Setembro próximo, no Município da Matola, província de Maputo.
DT/SG
AIM – 28.05.2017