Não sei se me podem ajudar, estou à procura da minha irmã moçambicana que não vejo há mais de 40anos. Ela deve ter 53 anos desta altura.
O meu pai Frederico Mendes natural da Ilha da Madeira , foi viver para vila Pery no Chimoio em 1960, em busca duma nova vida. Ele trabalhava na farm da D.Arminda Couto (que tinha uma peixaria e também um talho) no Chimoio. Depois ele conheceu uma Sra chamada Arnia numa farm que ele próprio tinha. Nesse ano em 1962 a minha mãe Maria Gomes Mendes, eu Tomasia e uma irmã Celeste fomos ter com ele.
Nesse ano houve umas cheias muito grandes que destruíram todo o seu território, então ele teve que ir trabalhar para Mavita onde a Sra. Arnia ficou grávida e teve uma filha do meu pai, que a mãe lhe deu o nome de Maria da Luz. Passado um tempo, a minha mãe também teve uma menina que lhe pôs o nome de Arminda ( deu lhe esse nome em consideração da D.Arminda Couto que ele tinha trabalhado ).
Também tivemos a viver numa farm no Musa. Desde essa altura eu nunca mais vi a Sra Arnia e a filha Maria da Luz.
Entretanto o meu pai foi para a Beira trabalhar no restaurante Império por conta própria. Eu casei, tive 2 filhos e vim com o meu marido viver para Portugal em 1974. Em 1976 a minha mãe veio trazer a Portugal a minha irmã Arminda, pois a outra irmã Celeste tinha tido um acidente dum passeio de estudo, acabando por falecer no hospital na Rodhesia.
A minha mãe voltou para junto do meu pai onde ficaram uns anos mas Depois da independência eles os dois voltaram para Portugal de vez.
Perdi o contacto dessa irmã Maria da Luz, e os meus pais não falaram mais sobre isso, mas agora com os anos, tenho-me lembrado sempre desse tempo e o quanto gostaria de voltar a vê-la.
Se alguém souber onde a posso contactar ou conhecer familiares entre em contacto comigo pf. Se ajudar, existia um Sr chamado Américo que morava ao pé da estalagem da selva numa casa branca que era irmão dessa Sra Arnia.
Aguardo ajuda nesse sentido.
Cumprimentos,
Maria Tomasia Mendes
+351 22782 8271