Canal de Opinião: por Noé Nhantumbo, Patriotismo – Democracia
Existem elementos que quase sempre são esquecidos da equação mesmo que ocasionalmente se fale deles. Nesta categoria podemos referir a palavra e questão patriotismo. Associado a democracia quase nunca ele aparece referido.Por vezes cai-se numa monotonia e mecanicismo redutor. Montam-se estruturas ou instituições democráticas, realizam-se eleições periódicas e depois dizem que vivemos em democracia. A vida de um país tem as suas estatísticas mas não se resume a um mero exercício estatístico. As belas proclamações sobre a Unidade Nacional, sua necessidade, resultam vazios quando não há factos concretos que corroborem com elas.
Uma Unidade Nacional que não tenha em vista algo concreto, consensual, de valor apreciado por todos, e destituída de sentido e não possui valor real. Todas as tentativas de ludibriar os cidadãos tem dias contados como os acontecimentos vezes sem conta o mostram. Enganou-se quem pensou que podia enganar o povo moçambicano o tempo todo. Uma liderança que provocou a desarticulação do país, que inviabilizou todo um projecto de construção de uma nação sólida e vibrante foi perdendo a confiança dos seus concidadãos ao longo do tempo.
Agora martelam as teclas contidas no compêndio da demagogia, agitam bandeiras e até procuram e usam o orçamento de estado para adquirir mais bandeiras mas os cidadãos estão ganhando consciência do logro em que durante décadas estiveram metidas. Pode-se tentar manipular, reprimir os cidadãos, mesmo comprar parte deles mas nada disso vai conseguir conquistar a sua simpatia.
Leia em: Download binomio_deficitario.doc