Por Fátima Mimbire
O seu desabafo encorajou-me a fazer o meu. Eu também tenho inveja dos povos de outros países que como eu pagam impostos. A única diferença entre eu e eles, senhor Presidente, é que eles veem o seu imposto ser transformado em benefícios para eles e outros (porque investem em infra-estruturas de qualidade e duradouras, saneamento adequado, segurança, escolas apetrechada e professores altamente qualificados e motivados). O seu sistema de saúde é de recomendar porque com os impostos que eles pagam apetrecham as unidades sanitária , compram medicamentos de primeira linha e pagam suficientemente bem os médico e enfermeiros para lhes devolver saúde e não levar a morte por uma simples dor de cabeça como acontece por aqui onde eu e outros milhares compatriotas pagamos impostos.
Eu invejo aqueles países onde o povo pode acompanhar o estado de saúde dos seus líderes porque eles são tratados num hospital local. Com o meu imposto n consigo nem salvar o director da maior unidade sanitária onde é suposto irmos todo buscar cura para a nossa débil saúde.
Invejo esses povos de outros países porque o seu imposto até sobra para nos "oferecem ". Ha mais de 40 anos vivemos dependendo deles porque infelizmente os líderes que despontam no meu país só pensam no seu umbigo e não no pais como os líderes de outro países cujo povo invejo de morrer.
Invejo outros povos s outro países porque os seus líderes evoluíram e compreenderam que quando erram serão penalizados, daí que algum tiveram o prazer de ver líderes se demitiram só porque compraram rebuçado para os seus filhos com dinheiro público (não esperaram ser descobertos).
O meu imposto, ao invés de servir para investir no bem estar do nosso povo, e usado para alimentar regalias de quem descobriu na governação uma forma de tirar a "barriga da miséria". E por isso mais do que servir ao povo, se servem do povo e ainda o manietam. Ai-dele se abrir a boca para reclamar de um direito, vira apóstolo da desgraça e anti-patriota.
Vou parar por aqui Sr Presidente, com uma perguntinha: é Justa a minha inveja?