- equipamentos rotativos, incluindo turbinas a gás aeroderivadas para o processo de refrigeração de energia e gás da nova infra-estrutura Flutuante de Gás Natural Liquefeito (FLNG), a primeira construída em Africa, para a Africa
- esta é a adjudicação do segundo maior contrato para o projecto de GNLF no Coral Sul, com a BHGE também fornecendo tecnologias e serviços submarinos de ponta para a exploração de recursos de gás da Área 4 da Bacia de Rovuma
- a BHGE também fornecera Gas Vaporizado (BOG) e compressores de reforço capaz de operar a 180 ¢X C para reliquefazer o BOG excessivo que evapora dos tanques de armazenamento de GNL
A Baker Hughes, uma empresa da GE (NYSE: BHGE), anunciou um segundo maior contrato para a exploração do GNLF no Coral Sul pela Eni East África (EEA), ao largo da costa moçambicana, salientando a posição da empresa como o primeiro e único fornecedor integrado do mundo de produtos, serviços e soluções digitais que maximizam a produtividade, eficiência e redução de custos.
O contrato foi adjudicado no 2º trimestre do ano corrente por um empreendimento conjunto formado pela TechnipFMC e pela JGC Corporation, o parceiro principal de um consórcio que fornecerá engenharia, aquisição, construção, instalação, comissionamento e início (EPCIC) da infra-estrutura flutuante de GNL no Coral Sul.
O segundo contrato - que foi adjudicado através da antiga empresa GE Oil & Gas – permitirá que a BHGE forneça equipamentos rotativos para o processo de refrigeração de energia e gás da nova infraestrutura flutuante de gás natural liquefeito.
A encomenda consiste em quatro comboios de turbocompressão para serviços de refrigeração por mistura, utilizando a tecnologia de turbina a gás aeroderivada da empresa (modelo PGT25 +G4) e GNL acionando os seus compressores centrífugos. Além disso, a empresa fornecerá quatro unidades de turbogeração, também accionadas por turbinas a gás aeroderivadas (modelo PGT25 + G4).
As componentes dos comboios de turbocompressão e das unidades de turbogeração serão fabricadas na fábrica Nuovo Pignone da BHGE em Florença, Itália, onde o comboio será montado e testado na fábrica de Massa, na Itália.
Demonstrando os benefícios aos clientes do acesso da BHGE à Loja GE – onde a empresa pode desenhar tecnologias (como as turbinas a gás derivadas da empresa de Aviação) e actuar como especialista em várias indústrias – as unidades de turbogeração serão equipadas com geradores eléctricos fornecidos pela empresa de Conversão de Energia da GE.
Um terceiro contrato também foi adjudicado à BHGE após o fecho da integração entre a GE Oil & Gas e a Baker Hughes em Julho passado e inclui o fornecimento de Gás Vaporizado (BOG) e compressores de reforço capaz de operar a -180 ° C para reliquefazer o BOG excessivo que evapora dos tanques de armazenamento de GNL. Em particular, o compressor de gás vaporizado da BHGE baseia-se na larga experiência no campo e foi validado através de uma campanha experimental dedicada à análise e testagem detalhada.
“O GNL no Coral Sul é uma exploração extremamente importante para Moçambique e a região – a primeira Infra-estrutura Flutuante de Gás Natural Liquefeito nova construída a ser instalada em África e uma de apenas um pequeno número no mundo de hoje,”disse Rod Christie, Presidente e Director-
Executivo da BHGE para Soluções de Turbomáquinas & Processos, “Estas adjudicações salientam ainda mais a posição da BHGE como um fornecedor completo de tecnologias e soluções avançadas inteligentes e de custo-eficaz para gerar confiabilidade, flexibilidade, eficiência e produtividade para grandes explorações de energia, ao mesmo tempo baseiam-se nas nossas relações com as operadoras de petróleo e gás e na nossa especialização técnica que tem sido um verdadeiro diferenciador neste projecto.”
Os contratos ganhos pela BHGE seguem a uma adjudicação anterior em Junho do ano corrente para o fornecimento de sete “árvores de natal”, três colectores com unidades integradas de distribuição, MB rigid jumpers, sete cabeças de poços submarinos com componentes sobressalentes, um sistema completo de controlo de topsides a ser instalado na Infraestrutura Flutuante de Gás Natural Liquefeito e equipamentos associados aos serviços e o apoio associado aos mesmos, incluindo IWOCS e Colunas de Assentamento, ferramentas, peças sobressalentes e assistência técnica para instalação, comissionamento e início.
A BHGE anunciou no dia 3 de Julho a conclusão da transacção que combina a empresa de petróleo e gás da GE com a Baker Hughes e a nova empresa é a primeira e única da indústria a reunir equipamentos, serviços e soluções digitais de ponta em todo o espectro de exploração de petróleo e gás.
O projecto de GNLF no Coral Sul, a primeira fase do plano de exploração mais amplo da EEA para as descobertas de gás de classe mundial feitas na Área 4 da Bacia do Rovuma, prevê a instalação de uma Infra-estrutura Flutuante de Gás Natural Liquefeito com uma capacidade de cerca de 3,4 MTPA, alimentada por seis poços submarinos e que deverá produzir cerca de 5 TPC de gás durante os seus 25 anos de produção, com o início previsto para os meados de 2022.
O primeiro projecto ao largo da costa que começará a produzir gás em Moçambique proporcionará benefícios económicos locais significativos através da criação de empregos e apoiará as necessidades energéticas futuras da região.
A EEA é a operadora da Área 4 e detém 70% de participação na Concessão da Área 4. A Eni (71,43%) e a CNPC (28,57%) são accionistas da EEA.
BAKER HUGHES
A Baker Hughes, uma empresa da GE (NYSE: BHGE), é o primeiro e único fornecedor completo de produtos, serviços e soluções digitais integrados no campo petrolífero. Empregamos mentes e máquinas para reforçar a produtividade para o cliente, a gestão de segurança e meio ambiente, ao mesmo tempo minimizamos os custos e riscos em cada etapa da cadeia de valor de energia.
Com operações em mais de 120 países, infundimos mais de um século de experiência com o espírito de uma empresa em início de actividade – inventando formas mais inteligentes de trazer a energia para o mundo.
VERTICAL – 31.08.2017