Estou viajando de machimbombo no sentido Norte/Centro em direcção ao Sul do país e vejo a pressão da tripulação para evitar ter que pernoitar num controle qualquer, sem as mais elementares condições porque, antes os autocarros iniciavam a marcha por volta das 03.00h, agora já não podem partir antes das 05.00h.
Por isso, a pressão de chegar ao destino é enorme e os polícias posicionados nos postos de controle aperceberam que tem mais um pasto para comer que baste. Polícia homem, polícia mulher, incluindo os chamados cinzentinhos mandam parar para exigirem que os portões das bagageiras sejam abertos para queimarem tempo com perguntinhas do raio.
A tripulação do machimbombo em que estou a viajar traz um dinheiro extra para "oferecer" a esses cabritos a fim de deixarem o autocarro ganhar tempo.
Os cabritos-polícias têm a lição sabida de cor e de que o tempo é, neste momento, o elogio fraco porque ninguém quer passar a noite na estrada embrulhado num banco do machimbombo e com mosquitos por cima a incomodarem.
Alguém pode mandar parar com esta nova maneira de roubar? Pouca vergonha!
(Recebido por email de um amigo identificado)