O título parece poema, romance ou ficção nê? Mas isto é uma realidade. Acompanhe me.
A ilha localiza se ao largo da zona costeira entre os distritos de Palma e Macomia na província de Cabo Delgado em Moçambique.
Nossa fonte não disse exactamente o nome da porção de terra que já é federada, porém menciona que ela faz parte de uma das ilha que constitui o Arquipélago das Kirimbas a norte de Moz
Oque faz com que seja fácil localizar é porque até ao momento, esta é a ilha que aloca o melhor Hotel ( ******) na região, com um aeródromo onde algumas aeronaves são também anfíbias.
A 3 meses atras o hotel estava se beneficiando de uma reabilitação de raiz para também acomodar um Cassin9 de 5 estrelas.
Quase 98% tanto de clientes como visitantes da ilha e hotel são de conduta e proveniências duvidosas.
Só gatunos da Frelimo e seus filhos são os nacionais até então vistos a frequentar aquele terra privada.
São 50.000Mt por noite o preço mínimo que os traficantes estrangeiros e graúdos da Frelimo desembolsam naquela "instância turística".
Nossa redação apurou que tanto o Hotel como a ilha foi apoderada ou isolada do estado de coisas moçambicanas, através de uma parceria ou coligação de vários agentes dominantes do mundo de máfias, tráficos e lavagens de dinheiros. São oriundos de países como Tailândia, Colômbia, Portugal, Inglaterra, África de sul, Tanzânia, Moçambique claro, Brasil e Itália.
Cocaina e Eroina tem sido 75% das drogas que por aqui (na ilha) passam. Existe aqui um laboratório de Mix para diferentes drogas e fabrico de dinheiro.
A ilha e hotel também serve de entreposto comercial não só de Drogas, mas também para venda e contrabando de Rubis, Ouro, turmalinas, Diamantes, etc.
Quanto as aeronaves que na maioria se não todas aterrizam e levantam voos só nos períodos nocturnos, partem muitas vezes da vizinha Tanzânia ate a ilha no arquipélago. De la as avionetas trazem e levam de tudo precioso que tem haver com o trafico e contrabando.
Para acessar a ilha ou como hospede no hotel um individuo e minuciosamente revistado e cadastrado em seus bases de dados.
Em toda parte e canto notam-se existência de vídeos ou camaras vigilâncias.
Um recenseador que foi admitido a contar os ilhéus, foi pessimamente humilhado e viveu temporariamente sob cárcere privado, pois pese embora o gestor lhe tivesse hospedado em um quarto suit, mas foi proibido a sair dali e estava sempre focado de camaras em constante vigilância.
Somente ele podia receber naquele quarto quem pudesse ser recenseado.
Uma fonte do hotel lamentou e disse que nem todos aqui na ilha souberam da presença do censo, alegando que aquilo e uma ilha federal pois suas normas são independentes dos aplicados no continente e disse que apenas os Drogados são os que mandam na ilha obscura.
Bem... Há mais relatos sobre a ilha federada. Todavia hoje paramos por aqui. Se o tempo nos favorecer traremos mais filmes de longa metragem exibidos nesta ilha.
Be Focus
NOTA: Se me não engano será esta a Ilha referida (onde estive nos anos 60/70, ainda sem hotel, nem turistas).
Veja aqui http://viajar.sapo.mz/descubra-o-pais/natureza-e-paisagem/vamizi-ilha-esmeralda
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE