Boa noite, não é só devido ao custo elevado dos Vistos que os turistas não vêm a Moçambique.
A hospitalidade de alguns Moçambicanos deixa muito a desejar, tornei-me turista durante 2 meses no Hotel Fernão Veloso, na praia de Fernão Veloso a 12 kms de Nacala Porto.
Trata-se de umas 20 casas pré-fabricadas, chinesas, com visíveis traços de degradação, os telhados e as paredes começam a apresentar sinais de corrosão.
Na primeira noite acertei um valor mensal para alugar uma casa, fui obrigado imediatamente a fazer o pagamento integral para todo o mês, dormi aí a primeira noite.
No dia seguinte depois de ter pago fui informado de que tinha que mudar para outra casa, onde foram tirados os lençóis, toalhas, televisão e outros acessórios, assim como não tinha direito a limpeza de quarto.
Passado uma semana fui ameaçado pelo Sr. Micail de que estava proibido de cozinhar com fogão elétrico apesar de a casa ter uma Kitchenette, teria que comprar um fogão a gás, assim como a respetiva botija.
O pesadelo maior surgiu na 6ª feira seguinte, o Sr. Micail tem uma potente aparelhagem que cospe musica, daquela Bum, Bum, Bum, quase 24 horas por dia, era normal a aparelhagem ser desligada às 8:00 da manhã seguinte, as janelas da casa toda a noite vibravam, quando ia até à zona da piscina muitas vezes nem clientes havia, mas a musica bombava.
6ª feira, Sábado e Domingo eram assim os meus dias de descanso, os vizinhos já fizeram vários abaixo assinados entregues ao governador, à policia e não conseguem parar aquela aparelhagem na bonita praia de Fernão Veloso.
Um dia o ar condicionado avariou, comuniquei ao Sr. Micail que o mandou reparar, qual não foi o meu espanto através dos empregados e do técnico que reparou o ar condicionado, foi-me exigido o pagamento da reparação do mesmo, como me recusei a pagar a reparação do ar condicionado, que era velho e ferrugento, no dia seguinte recebi uma ordem de expulsão, que com todo o gosto cumpri, no final dos dias de pagamento que já tinha efetuado antecipadamente.
Durante os 2 meses que estive no HFV fui o único cliente, nunca apareceu mais nenhum cliente, os resorts ao lado não estão cheios, mas lá vão tendo alguns clientes por isso foi com prazer que mudei para outro lugar a pagar o mesmo preço e aqui tenho televisão, Wifi, lençóis, toalhas e posso cozinhar com um normal fogão elétrico, mais importante consigo dormir com a cabeça entre as orelhas e até ao momento ainda não fui ameaçado, o Sr. Micail por 2 vezes me tentou ameaçar e intimidar.
Agradeço se possível a publicação deste texto, para que as pessoas evitem ficar a dormir nesse HFV na bonita Praia de Fernão Veloso. Existem locais a preços acessíveis e onde são tratados como clientes.
O nosso muito obrigado
(Recebido por email de um amigo identificado)