Dizia Salazar – “Sentimos que a África, como baldio da Europa…” 1
1. Introdução
Nunca me apercebi da grandeza deste país senão quando me debrucei sobre a sua história e verifiquei que os seus muitos povos só estão ainda ligados, porque uma língua comum os une, e essa foi a língua portuguesa. Nem o swaili nem o inglês o conseguiram.
Constantemente na sua história, cada povo lutava contra os vizinhos apoiando‑se ou não nas tropas portuguesas e nos muitos achikundas2, que por estes territórios se espalharam.
E o Enigma, para mim é este.
Como durou tantos anos a presença de Portugal (1505 a 1975) na Costa Oriental de África? Cerca de 470 anos, sem força militar (exceptuando pequenos lapsos de tempo), sem dinheiro (o que existia era quase todo estrangeiro), e sem vontade de permanecer pois ao mais pequeno abanão (por exemplo o 7 de Setembro de 1974) todo o mundo entra em debandada (para a RASul , para a Metrópole, etc.).
Leia em Download O Enigma de uma colónia virtual
NOTA: Moçambique só existe porque Portugal o fez. Lutando contra ingleses, holandeses, franceses, vátuas e outros. Para quando esse reconhecimento? Implicitamente é-o feito pela escolha do "português" como língua oficial. Bastará isso?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE