São quase 35 toneladas de material bélico entre AKM-47, munições, bazukas, granadas, minas, etc, que foi aprendido sábado dia 21/10 no norte do País.
As armas já embaladas, estavam sendo transportadas em um camião ao longo da N1 no troço Nampula - Cabo delgado quando foi interpelado durante uma revista das FDS pouco depois do Rio Lúrio e já na província de Cabo delgado.
Até então continuam as investigações sobre a origem dos armamentos e seu destino, visto que nem o comando provincial da defesa nem da PRM de Cabo Delgado teriam requisitado tal material militar, além de que o paiol provincial dispõe de stock suficiente sem necessidade de requisição em outras províncias. Cabo delgado apenas requisitou canhões e outras armas de calibres maiores, cujo os mesmos já estão no na via a caminho de Pemba.
De acordo com dados por nos apurados, indicam que todo o arsernal interceptado é completamente novo em folhas e caixas. Ao que se presume que ou tenha sido importado via porto de Nacala ou roubado no quartel do mesmo distrito para uso de operações em curso no norte do país levado a cabo por jovens insurgentes ou "instrumentalizados" desconhecidos.
Essa apreensão do passado sábado, pode ser um dos graves e principal motivos que precipitou a exoneração compulsiva do então director nacional do SISE por se considerar ineficiente e inoperacional.
Há vozes que afirmam que além das variadas armas ora aprendidas, anteriormente já foram desviadas mais armas para as mãos desconhecidas estando neste momento escondidas algures pelas matas do norte de Moz, em que as mesmas serão usadas contra alvos policiais renitentes na proteção a maldosos Frelos.
Por um lado ainda não foi reivindicado nem acusado sobre a pertença e mandante como dono do armamento aprendido em camião nas estradas do Norte.
Ou seja o assunto e a confusão é tão secreta e sigilosa que nem os mídias oficiais tiveram acesso a está informação tão sensível para a uma sociedade longe de experimentar um total Socessego.
O futuro para o norte de Moz é tão cinzento que a luta é como se fosse um campeonato militar de todos contra todos.
Be Focus