Foi reportado um novo ataque em Ulumbi, no distrito de Palma, na noite de domingo para segunda-feira, reportaram ao mediaFAX fontes locais.Segundo as mesmas fontes, o ataque ocorreu cerca das 23 horas de domingo e não se conhecem detalhes sobre os locais atacados no posto administrativo.
O grupo atacante trajava as mesmas indumentárias e usava as palavras de ordem dos ataques verificados em Mocímboa da Praia no princípio do mês.A área de Ulumbi é uma zona de exploração petrolífera a sul da península de Afungi, onde está instalado o acampamento da empresa norte-americana Anadarko, que tem a responsabilidade de exploração de gás na zona marítima adjacente ao distrito de Palma e conhecida como Bloco 1.
As nossas fontes dizem-nos que após o ataque a Ulumbi, foram reduzidos os efectivos no acampamento da Anadarko em Afungi.Nem a polícia, nem a empresa norte -americana se pronunciaram ainda sobre este último incidente.Ainda na madrugada de domingo, cerca das 04.00 horas da manhã, as nossas fontes reportaram um recontro entre o grupo armado conotado com o islamismo e a polícia a norte de Mocímboa, junto a um dos seus locais de culto.A zona de Ulumbi é explorada pela empresa WentworthResourcesLimited que tem uma concessão até 2018 para perfuração e pesquisa em torno do poço Tembo-1, feito em 2014 a uma profundidade de 4533 metros. Na zona há mais três perfurações: Mocímboa-1, Mecupa-1 e Kifaru-1.
A partir de Ulumbi pode-se ir de barco para a ilha de Vamizi, um dos complexos turísticos de luxo localizados ao longo da costa de Cabo Delgado.
MEDIA FAX – 24.10.2017