O Presidente da República, Filipe Nyusi, promoveu o Contra-Almirante Lázaro Menete ao posto de General de Exército, tendo, de seguida o nomeado para o cargo de Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), refere um comunicado de imprensa enviado à AIM.
Num outro Despacho Presidencial, o Chefe de Estado promoveu à patente de Inspector-Geral da Polícia, no escalão de Oficiais Generais, o oficial Bernardino Rafael. Em Despacho Presidencial separado, Nyusi, que também é Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS) nomeou Bernardino Rafael para o cargo de Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).
O Presidente da República promoveu igualmente, o oficial Timóteo Bernardo à patente de Comissário da Polícia, no escalão de Oficiais Generais, tendo, em seguida o nomeado para o cargo de Vice-Comandante-Geral da PRM.
Num outro dispositivo legal, o Chefe do Estado moçambicano promoveu o Brigadeiro Ezequiel Isac Muianga ao posto de Major-General e nomeou-o para o cargo de Comandante do Ramo do Exército.
As novas nomeações surgem na sequência da remodelação na liderança da polícia e exercito iniciada na terça-feira da semana corrente. Na altura, Nyusi nomeou Júlio dos Santos Jane para o cargo de Director-Geral do Serviço de Informações e Segurança do Estado (SISE).
Menete substitui Graça Chongo que foi demitido do cargo de Chefe do Estado-Maior General das FADM na terça-feira da semana corrente.
Por seu turno, Bernardino Rafael vai ocupar a vaga deixada por Júlio Santos Jane, Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), que foi nomeado para ocupar o cargo de Director-Geral do Serviço de Informações e Segurança do Estado (SISE).
Já Timóteo Bernardo substitui José Weng San, vice Comandante-Geral da PRM, que morreu na semana passada vítima de doença prolongada.
SG/
AIM – 27.10.2017