O presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, nomeou, na passada terça-feira, o deputado José Manteigas como o novo porta-voz da Renamo, em substituição de António Muchanga, informaram fontes da presidência da Renamo.
Não foram explicadas as razões da substituição, sabendo-se apenas que, nos últimos dias, António Muchanga fazia declarações que entravam em choque com a Direcção da própria Renamo.
Segundo as mesmas fontes, um exemplo claro sobre a contradição nas declarações aconteceu recentemente, aquando do assassinato de Mahamudo Amurane, que era presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, .
Nessa altura, o presidente da Renamo disse que não tinha sido o Movimento Democrático de Moçambique que tinha organizado o assassinato de Mahamudo Amurane.
Essa declaração viria a ser contrariada pelo porta-voz da Renamo, ao afirmar que o MDM é que assassinou Mahamudo Amurane, na sequência das clivagens que existiam com a Direcção desse partido.
José Manteigas, o novo porta-voz, chefiou a equipa da Renamo na altura das sessões do diálogo político com o Governo da Frelimo que discutiu os anteprojetos de lei de descentralização administrativa do Estado, a reintegração dos militares da Renamo nas Forças de Defesa e Segurança, a cessação das hostilidades militares e a introdução do modelo das autarquias provinciais.
CANALMOZ – 30.11.2017