O MOVIMENTO Democrático de Moçambique (MDM), através do seu porta-voz, Sande Carmona, aponta que as decisões que estão sendo tomadas pelo presidente interino do município de Nampula são autónomas.
O edil interino de Nampula, à semelhança do seu predecessor, Manuel Tocova, exonerou os vereadores, provocando reacções diversas, incluindo em instituições da justiça, que à luz das normas exigiram a sua readmissão.
Convidado pelo Notícias para explicar a nova onda de exonerações efectuadas pelo actual presidente interino, Sande Carmona respondeu que as decisões do edil são autónomas.
“O MDM não está a fazer uma gestão directa. Deixemos que as pessoas trabalhem e tenham liberdade de escolher a sua equipa para uma melhor gestão municipal”, explicou Sande Carmona.
Aquele político disse que não tinha muita coisa a falar sobre a situação de Nampula com a justificação segundo a qual “tudo o que está a acontecer em Nampula tem motivações políticas, com o intuito de favorecer a Frelimo”, disse, sem no entanto fundamentar as suas afirmações, limitando-se a dizer que o partido no poder pretende a todo o custo gerir aquela autarquia.
Para aquele político, “ não vemos esta situação com bons olhos. Está-se a fazer tudo por tudo para desacreditar o MDM. Este caso tem motivações políticas. Eu penso que as pessoas são livres de escolherem com quem pretendem trabalhar”.
Num outro desenvolvimento, Carmona explicou que o seu partido vai realizar o seu II Congresso em Nampula, entre os dias 5 e 8 de Dezembro.
A fonte referiu que o evento vai acolher mais de 1300 delegados oriundos de todo o país e alguns convidados nacionais e internacionais.
Fez conhecer que uma das questões a serem debatidas è a revisão dos estatutos do partido e a apresentação da proposta do hino do partido.
Os congressistas passarão em revista o relatório das actividades do partido, aprovação do programa de governação, eleição dos membros do Conselho Nacional, eleição dos membros da Comissão Nacional de Jurisdição e a nomeação do Secretário-Geral.
NOTÍCIAS – 30.11.2017