Tinham fugido da Reserva de Ndumo na África do Sul
Trinta e um búfalos que se evadiram da Reserva de Ndumo na África do Sul foram capturados até terça-feira, 29 de Novembro, no posto administrativo de Catuane, distrito Matutuíne, província de Maputo. A operação de recaptura começou no domingo.
Agostinho António, residente de Catuane, disse que, às vezes, de noite, os búfalos invadem aldeias, misturam-se com o gado e destroem culturas nas machambas.
“Os animais estão a semear pânico nas comunidades. Passam por perto de ‘farmas’, quando vão beber água no rio. Vêm circulando nestas zonas fazerem tempo”, disse.
Natércio Ngovene, chefe da Fiscalização na Reserva Especial de Maputo disse que os búfalos capturados até agora foram repovoados na Reservas Especial de Maputo.
“As comunidades reportaram que são cerca de cem búfalos que circulam nas matas e machambas. Estamos perto da Suazilândia e da África do Sul. Os búfalos saíram da Africa do Sul para Catuane.
Nas contagens que temos feito, aqui só tinha cinco búfalos, mas, com estes, os números vão aumentar”, disse Natércio Ngovene.
Recaptura
Gvant Tracy, da empresa responsável pela localização e captura dos búfalos, diz que os búfalos saíram da África do Sul para Moçambique e os residentes foram reportar às estruturas. Disse também que não há registo de que os animais tenham feito algum mal às pessoas, mas que é necessário capturá-los e fazer a repovoação na Reserva de Maputo. “A nossa missão termina quando capturarmos todos os búfalos”, disse. (Cláudio Saúte)
CANALMOZ – 01.12.2017