Caros amigos, perante os episódios das últimas semanas, resultantes de um golpe de estado pacífico e bem trabalhado pela ala militar do ZANU-PF, no nosso vizinho Zimbabwe, confesso-vos que fiquei estupefacto ao ver televisivamente a declaração do Presidente da des-´´UNIÃO AFRICANA``, o atual chefe de Estado da Guiné Konakry, o Sr. Alpha Conde, que com sem um pingo de vergonha na sua cara deslavada, afirmava, que a UNIÃO AFRICANA presidida por si “JAMAIS“ aceitaria e legitimaria um GOLPE DE ESTADO MILITAR levado a cabo no Zimbabwe pelo General Mnangagwa.
Depois de alguma reflexão, é fácil entender o porquê de suas declarações infelizes...Ora vejamos, uma das características básicas do compadrio para a sobrevivência das ditaduras é precisamente o apoio incondicional entre todos os chefes de estado que se regem pela mesma forma de desgovernar os seus Países...certo?? Pois é... os ventos de mudança estarão para breve a bater á porta de todos eles, pois os Povos já não aguentam mais essa gentinha desclassificada, que os rouba e mata, para virem curtir á grande e á Francesa esse dinheiro manchado de sangue nos Países desenvolvidos, como a Europa, Américas, Ásia etc,etc.
Só um canalha como o Sr. Alpha Condé para vir a terreiro defender um outro canalha que é venerado como um exemplo a seguir em África de nome Robert Mugabe. O grande canalha Mugabe, carismático líder espiritual da canalhada FRELIMISTA e Pai adoptivo dos Viriatos Caetanos Dias desta Vida, tornou-se um ser depressível e um Ditador da pior espécie que jamais respeitou os direitos humanos, onde nos anos 80, após a sua tomada de posse no pós regime colonial, assassinou mais de 20.000 pessoas entre opositores políticos, etnias opositoras á sua, num tribalismo puro e duro sem piedade....(onde é que eu já vi isto??? ) FRELIMMMMOOOOOOO pois claro!!
Este animal decrépito mesmo assim deu alguma luta apesar dos seus 93 anos de idade, mesmo sendo convidado pelos militares que outrora o apoiavam para que voluntariamente entregasse o Poder. Inicialmente e teimosamente, próprio de um ditador demente já sem a noção da realidade, quis refugiar-se na constituição que ele mesmo tinha mandado elaborar, para o proteger a sí e aos seus cúmplices. AZAR... as hienas que ele próprio criou, acabaram com ele num canibalismo até muito suave para aquilo que ele merecia...mas isso são contas de outro rosário que só Deus se pode pronunciar.
Os sinais já estão á vista de todos, mas na maioria das vezes a natureza dessa gentinha assassina é tão gananciosa, que só se dão conta quando já têm o cano da arma encostado na cabeça ou a catana pronta a os decepar. Os Ditadores de direita ou de esquerda sempre existiram no nosso mundo, e todos eles acabaram em desgraça, ATENÇÃO FRELIMO, será que voçês conseguem ler os sinais?? É bom que sim, senão já sabem o que vos espera.
Interessante, não é ?? Para mim e para a maioria dos Africanos atentos ás realidades do quotidiano do nosso Continente, estas afirmações de um líder que se diz Presidente da UNIÃO AFRICANA, são uma afronta, uma pessoa que nem zela pela qualidade de vida do seu Povo, muito menos políticas democráticas para que tenha um estado social saudável, como pode ter a coragem de opinar e fazer uma a análise longe da realidade á situação de outros Países???.
Na verdade a maioria dos líderes Africanos nunca tiveram vontade de libertar verdadeiramente os seus Países, precisamente por falta de cultura democrática, e isso leva efectivamente a que não tenham agendas políticas para ajudar o seus Países e suas Gentes...o ÚNICO OBJECTIVO É CHEGAR AO PODER PARA PODER ROUBAR O MAIS POSSÍVEL.
A ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE AFRICANA O.U.A. foi criada com outros objectivos, concretos e fundamentais pela Libertação de toda a África, e torná-la um continente verdadeiramente Democrático, onde todos seres humanos pudessem viver sem problemas de exploração do homem pelo homem, côr de pele, tribais, etc, e essa foi a ideia dos primeiros grandes obreiros Estadistas Africanos, que tornaram esse sonho numa realidade, e foram eles: os Presidentes do Gana Kwame Nkruma, Július Nyerere do Tanganyika, Ahmed Sékou Touré da Guiné Konakry, Milton Obote do Uganda, Mzé Jomo Kenyatta do Kenya, Seadi Bare da Somália, Amedi Benbelaá de Argélia, Gamal Abdel Nasser do Egipto, Imperador Haile Selassie da Etiópia, entre outros, e que deram o nome da O.U.A. Mais tarde, tornaram e apelidaram essa união de “Shirikisho la Africa, Wothe thu thimihungana”, que significa em língua Kiswaili, ´´entendimento e união de todos nós os Africanos``, incluindo aqueles Países que na altura ainda se encontravam sob domínio colonial, e cujo objetivo era ajudá-los nas suas respectivas Libertações.
Hoje a O.U.A foi extinta, e suas linhas mestras eliminadas para dar lugar a uma UNIÃO AFRICANA de DITADORES. Aquilo que outrora foi um sonho de esperança, rápidamente se desvaneceu. Infelizmente nada mudou, apenas soberanias assinadas, aliás, os Povos ainda ficaram mais miseráveis após os colonos, e NÃO ERA SUPOSTO SER ASSIM.
Agora temos os filhos desses supostos libertadores no lugar do Colono, a fazer mil vezes PIOR. Há 4 décadas que o colono Branco partiu e no seu lugar, surge um novo colono, desta feita um Preto opressor e sanguinário a colonizar o seu próprio Povo, onde a corrupção é o oxigénio de uma Nação e onde o Chinês é o espesinhador de serviço.
Voltando um pouco á situação do Zimbabwe, pessoalmente acompanhei e conheci de perto este canalha Roberto Mugabe, na era das vacas gordas em Nachingwea no Tanganyika. O escroque era grande comparsa do Samora Machel, até pareciam sósias, o que os diferenciava era a barba á Lenin de um, e o bigode á Hitler do outro.
Mugabe foi altamente instrumentalizado pelo ambicioso Samora Moisés Machel, e na altura que Ian Smith, acabava de declarar unilateralmente a Independência da Rodésia Sul, deu lugar a uma grande desestabilização no seio de alguns líderes Africanos, em especial na República da Zâmbia Presidida pelo Sr. Keneth Kaúnda, que receava sofrer uma invasão por parte do seu vizinho Smith. Kaúnda, como não tinha meios para fazer face a situação, a única hipótese que viu para tentar inverter a possível ameaça, era olhar para Samora Machel, como uma muleta Salvadora, o que veio a aguçar a veia voluntariosa de Machel para ganhar algum relevo e notoriedade na Região da África Austral.
Aliás devo acrescentar que naquela zona da Africa, não havia ninguem capaz de enfrentar o regime do Ian Smith, e foi por essa razão que em 1970, Samora Machel, não encontrando ninguém de sua confiança, decidiu chamar-me a mim Zeca Caliate, para levar a luta armada para a outra margem a Sul do rio Zambeze na Província de Tete e posteriormente implantar a guerrilha que viria a expandir-se para a região de Manica e Sofala. Samora, depois de ter conhecimento que nos tinhamos instalado com sucesso na zona do 4 sector, enviou ao meu sector a guerrilha de ZANU-FP que viria a desmoronar o exército Regular de Ian Smith. Foram os principais comandantes que dirigiram a guerrilha contra aquele regime, os comandantes Joseph Chimurenga, Mkono e Tongogara, que mais tarde segundo as informações que obtive sobre eles, Mugabe pouco tempo após chegar ao poder através do seu Partido ZANU-FP, não hesitou em aplicar a mesma estratégia da FRELIMO do seu homólogo Samora Machel, e ordenou a execução dos seus companheiros de causa e assim os três prestigiados líderes da guerrilha Zimbabweana foram executadas.
O Zimbabwe, foi um País que conquistou a sua Independência, através de muito sacrifício do povo Moçambicano, em especial o da Província de Tete, há cerca de 37 anos atrás naquela Região da África-Austral.
Independentemente dos ventos de mudança que se adivinham e que já são visíveis...cuidado, pois o que que aconteceu no Zimbabwe foi um golpe de mestre do ZANU-PF, pois era fundamental antes das eleições do próximo ano derrubar Mugabe, e assim tentar inverter a opinião e o sentimento que existe no povo Zimbabweano em relação ao ZANU-PF e assim ganharem as eleições incontestavelmente adoptando o MODELO MAGUFULI da Tanzânia. Nas se esqueçam que os mesmos que ajudaram o MUGABE na desgraça daquele País, são os mesmos que agora tomam o Poder...gostaria muito de estar enganado em relação á minha análise, mas o que conheço daquela gente é o mesmo que conheço dos FRELIMISTAS, aqueles não desistem, apenas mudam de estratégia como os Nachingweanos. Só o tempo dirá. Zuma Vai cair até a fim do ano, e os Frelos Comunas são os que se seguem... MAS ATENÇÃO, NÃO VAI SER FÁCIL E OS MOÇAMBICANOS DEVEM ESTAR PREPARADOS PARA A MUDANÇA...O FRIO ASSASSINO JOAQUIM CHISSANO, E SUA FAUNA ACOMPANHANTE NUNCA DEIXARAM DE ESTAR NA ÁREA, E JÁ PREPARAM TERRENO PARA TENTAR INVIABILIZAR A CONCRETIZAÇÃO DO SONHO DA NOSSA LIBERTAÇÃO.
Áh...mais uma coisinha...por falar em burros mortos, o seu visionário pai adoptivo Mugabe, afinal teve bom senso para não acabar catanado e sem glória...mais uma vez pergunto? para onde irá o menino Viriato quando a sua monarquia Frelimista cair??? Terão voçês capacidade de análise e o bom senso de um Mugabe decrépito??? É BOM QUE TENHAM, SEUS SELVAGENS IRRESPONSÁVEIS...não aprendem mesmo.
A UNIDADE NACIONAL SOMOS NÓS QUE A TEMOS QUE CRIAR E AS FORÇAS OPRESSORAS VÃO TER QUE SE SUJEITAR A ESTA REALIDADE QUER QUEIRAM QUER NÃO, POIS NÓS, TODOS OS NÃO FRELIMISTAS QUEREMOS DESENVOLVER O PAÍS.
Meus irmãos Moçambicanos, relembro-vos em consciência, a todos os resistentes a este regime sanguinário inconsequente, que enquanto as chefias radicais assassinas desse partido Frelimo não forem capturadas e encarceradas, o povo não terá liberdade e sempre haverá alguém para enviar os ``cães de caça do regime`` para vos perseguir, agredir e eliminar.
FUNGULANI MASSO, lembrem-se bem, QUEM NÃO LUTA PERDE SEMPRE, A LUTA É CONTÍNUA.
Zeca Caliate, General Chingòndo um dos sobreviventes da teia do mal Frelimo!
Europa, 03 de Dezembro de 2017
(Recebido por email)
Vejam http://www.macua1.org/blog/caliate.htm
Brevemente mais notícias, aqui na sua VOZ DA VERDADE, que anteriormente não sabiam