Os candidatos Amisse Cololo, da Frelimo, e Paulo Vahanle, da Renamo, dividiam com margem mínima de diferença, os votos do apuramento parcial da eleição intercalar no Municipio de Nampula, cuja votação decorreu ontem naquela autarquia.
Segundo dados apurados pelo Notícias, até ao fecho desta edição tinham sido escrutinadas 132 mesas, de um total de 401 instaladas em 52 assembleias de voto, com o candidato da Frelimo, Amisse Cololo, a liderar a contagem com 12.296 votos, contra 10.193 de Paulo Vahanle, e 2.381 do candidato do MDM, Carlos Saide. Mario Albino, da Amusi, e Filomena Mutoropa, do Pahumo, não tinham ido para além dos 970 e 209 votos, respectivamente.
O apuramento parcial deverá ter sido concluído esta madrugada, devendo os resultados serem encaminhados à Comissão de Eleições da Cidade de Nampula, conforme estipula a Lei Eleitoral.
Entretanto, a Polícia da República de Moçambique em Nampula disse que apesar de a votação ter decorrido num ambiente ordeiro e pacífico foram registados alguns casos que consubstanciaram ilícitos eleitorais. O porta-voz da PRM, Zacarias Nacuti, explicou que membros de partidos políticos foram transportados de outros pontos não da província, enquanto outros tentaram fazer campanha em plena assembleia de voto.
Como resultado, os membros de partidos políticos envolvidos viram instaurados os respectivos autos criminais e deverão responder em instâncias competentes. Votaram para a intercalar de Nampula cerca de 297 mil eleitores, num processo que a despeito de ter decorrido num ambiente ordeiro e pacífico foi também manchado por abertura tardia de algumas assembleias e no geral por fraca afluência às urnas.
NOTÍCIAS – 25.01.2018