O TRÁFEGO rodoviário entre os distritos de Chiure e Mecúfi e sede do distrito de Montepuez com os postos administrativos de Mirate e Nairoto, está neste momento interrompido, em consequência dos cortes de estrada, devido às águas das chuvas, que têm vindo a cair nos últimos dias, na província de Cabo Delgado, em particular, e na região norte, em geral, e que acabaram galgando as plataformas das rodovias em determinadas secções.
Segundo o boletim hidrológico da Administração Regional de Água-Norte (ARA-N), em Pemba, o tráfego entre os distritos de Chiúre e Mecúfi, está suspenso na zona Nimandro e Milapane, devido a um corte da estrada.
No distrito de Montepuez, consta que as águas galgaram a ponte que separa os postos administrativos de Mirate ao de Nairoto, o que acabou condicionando a circulação de pessoas e bens entre as duas regiões.
No distrito de Metuge, mais concretamente nas aldeias 25 de Junho, Nanjua, Nacuta, Namuapala, Bandar e Nangua, há registo de algumas inundações, devido à subida dos níveis do rio Muaguide.
Há igualmente informações de que alguns campos agrícolas encontram-se inundados nas zonas do Mieze, no distrito de Pemba e da aldeia de Natuco, em Mecúfi.
Neste momento, os níveis hidrométricos, nas principais bacias hidrográficas, nomeadamente, Messalo e Montepuez, são oscilatórios, mas com tendência de subida nas estações de Mengueleua e Mecula, e de baixar na estação de Nairoto.
Nas bacias de Megaruma e Rovuma, os níveis hidrométricos são igualmente oscilatórios, mas com tendência de baixar, mantendo-se o nível de alerta em Megaruma e baixo nível de alerta em Lugenda.
Face à previsão meteorologia e situação hidrológica prevalecente, prevê-se que hoje, continue oscilação dos níveis hidrométricos, com tendência a subir em todas as bacias, dai o alerta para que a população, observe medidas de precaução, evitando a travessia de leito dos rios e mantendo os seus bens fora das zonas susceptíveis a inundações.
NOTÍCIAS – 17.01.2018