Órgãos eleitorais não cumprem promessa
Os órgãos eleitorais, nomeadamente a Comissão Nacional de Eleições e o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral não cumpriram com a promessa de colocar, a partir desta quinta-feira (11 de Janeiro), os cadernos eleitorais à disposição dos votantes inscritos no censo eleitoral de 2014.
É que, contrariamente ao prometido, os postos de votação já indicados, locais onde seriam colocados os cadernos eleitorais, não tinham, nesta quinta-feira, absolutamente nada de cadernos eleitorais, realidade que frustrou alguns eleitorais que, perante a promessa, deslocaram-se aos postos onde se recensearam. A ideia era mesmo aferir se os seus nomes efectivamente estavam lá. Entretanto, a consulta não foi possível porque nenhum caderno tinha sido colocado à disposição dos potenciais eleitores.
Pelo menos, o mediaFAX passou pelas Escolas Primárias Com-pletas Parque Popular, Belenenses, Namuato B e Limoeiros.
Em relação ao assunto, os órgãos eleitorais anunciaram, por volta das 13 horas de ontem que às 16h30 (ainda ontem), iriam dar uma conferência de imprensa para esclarecer as questões relacionadas com as irregularidades denunciadas pela Renamo e pelo Movimento Democrático de Moçambique.
Entretanto, quando eram 15h30, os mesmos órgãos eleitorais decidiram adiar a conferência de imprensa para hoje, sexta-feira, por razões não explicadas.
Recorde-se que a Renamo e o MDM denunciaram a existência de irregularidades que têm a ver com a presença de cadernos eleitorais de alguns distritos da província de Nampula, repetição de nomes e branqueamento de cadernos electrónicos. Para estes partidos, tudo isto está inserido na preparação de uma mais fraude eleitoral a favor do partido Frelimo. (Sérgio Fernando)
MEDIA FAX – 12.01.2018