A depressão tropical que desde Segunda-feira se faz sentir na província de Nampula deixou a Ilha de Moçambique e o distrito de Mossuril, sem energia eléctrica desde a madrugada de hoje.
Um comunicado de imprensa da empresa pública Electricidade de Moçambique refere que as chuvas intensas que se fazem sentir em Nampula já provocaram “a queda de 42 postes de energia ao longo da linha”.
A EDM garante que, apesar das dificuldades do acesso, as equipas técnicas da empresa já se encontram no local a fazer trabalhos de reparação.
“Prevê-se que o problema esteja resolvido até ao final do dia de amanhã, 17 de Janeiro, para os clientes da Ilha de Moçambique e Nacarôa, sendo que depois de amanhã, 18 de Janeiro, será energizado o distrito de Mossuril”, refere o comunicado.
A EDM adverte, porém, que o restabelecimento de energia poderá ocorrer a qualquer momento, razão pela qual todas as instalações deverão ser consideradas como estando permanentemente em tensão.
Relatos de populares residentes na Ilha de Moçambique, entrevistados telefonicamente pela AIM, referem que a chuva, acompanhada de ventos fortes, fustigou por cerca de 48 horas aquela zona insular, deixando um rasto de destruição.
Segundo apurou a AIM, esta manhã o governador provincial, Victor Borges, deslocou-se de emergência a Ilha de Moçambique para avaliar a situação.
A chuva que se faz sentir na província de Nampula resulta de um sistema de baixas pressões no extremo Norte do Canal de Moçambique, que evoluiu para depressão tropical, podendo atingir o nível de Tempestade Tropical Moderada de categoria 1.
AIM – 16.01.2018