Maputo, 05 de Janeiro de 2018
ASSUNTO: Pedido de intervenção do MITESS no caso da eminente burla aos Trabalhadores da TIM-Televisão Independente de Moçambique.
A Televisão Independente de Moçambique está há 1 ano a dever salários aos trabalhadores correspondentes desta estação televisiva, ou seja desde o mês de Outubro, Novembro e Dezembro de 2016, e de Março até Dezembro de 2017. Tentativas feitas junto da direcção da Tim, está não se dignam a dar nenhuma resposta satisfatória, dizendo apenas que não irão pagar. Trabalhadores deslocarem a sede da TIM para receber os seus direitos que a direcção sem entregar nenhum documento estipula outros prazos, ora de 30 e de 60 dias para o pagamento dos salários em atraso. Não cumprido com o acordado findo o prazo. Mas uma vez num acto desrespeitoso não entrou em contacto com nenhum do trabalhador e numa tentativa de obter informações sobre os salários os trabalhadores expulsos receberam ameaças por parte da cúpula da direcção composta por Alexandre Rosa - Director Geral, Zacarias Timbana - Director dos Recursos Humanos, Alfredo Júnior - Director de Informação e Albino Mondlane - do Departamento Comercial.
Vezes sem conta Alfredo Júnior do departamento de informação, ameaçou os trabalhadores que poderia golar ou mesmo bater em caso de se encontrar a passear nas ruas, este senhor chegou a mandar mensagens via telemóvel para alguns colegas ameaçando de morte em caso continuarem a exigir salários na empresa. Senhor Zacarias Timbana, director dos recursos humanos, ameaçou os trabalhadores de não receberem nada o que estão sendo devido na TIM alegando que a empresa não tem dinheiro mas também ninguém pode conseguir processar na justiça porque não temos capacidade e possibilidade com aquela empresa para nos pagar salários.
Ora muitos trabalhadores dedicaram as suas vidas nesta empresa e hoje são tratados como forasteiros. Os trabalhadores apenas pretendem receber o que lhes é de direito. Muitos trabalhadores pretendem com estes salários em atraso sustentar as suas famílias que neste momento passam por graves dificuldades. Perante esta eminente burla por parte da direcção e cansados desta situação, viemos através desta carta pedir a intervenção da V.Excias neste caso.
Pede deferimento
Trabalhadores correspondentes que estão sendo devido os seus salários Sitoi Lutxeque – Jornalista Mussa Marizane – Operador de Imagem Círilo Jorge – Jornalista e Operador de Imagem Amade Iquene- Operador de imagem Domingos Pedro Cadeado – Jornalista Luciano da Conceição José – Jornalista Santos Sevene – Operador de Imagem Samuel Stefane – Operador de imagem Cristiano Fernando Baptista – Jornalista e Operador de Imagem Elias Francisco Levene - Operador de imagem Virgílio António Ouanho – Operador de imagem Contactos dos representantes de trabalhadores 848561371, 842384970, 842239389 e 844710909.
(Recebido pelo Mensager)