No âmbito dos preparativos dos 200 anos de elevação da Ilha de Moçambique, em Nampula, à categoria de cidade, estão programados, até ao dia da celebração da efeméride, vários eventos com destaque para os de natureza artístico-culturais.
No dia 27 de Maio, por exemplo, data coincidente com o Dia Mundial do Teatro, está agendado um festival de artes cénicas.
O director provincial da Cultura e Turismo, em Nampula, Omar Aquiamungo, assegurou que tudo está a ser feito em termos de organização, com vista a fazer com que muitos artistas teatrais da província, sobretudo das cidades de Nampula e Nacala e dos distritos de Mossuril e Monapo participem no evento.
Para o mesmo mês também está programada a realização naquela histórica ilha de outro festival de cariz cultural, com o envolvimento de vários grupos de Nampula, que se encontram já a preparar-se afincadamente para o feito.
E o mesmo responsável realçou, ainda, que, no quadro da preparação do seu bicentenário, a Ilha de Moçambique vai, no presente ano, acolher as cerimónias centrais, a nível da província de Nampula, do dia mundial dos museus.
“Portanto, estas são algumas actividades que vão assinalar o início da vertente cultural da preparação dos 200 anos da primeira capital de Moçambique. São inúmeras as actividades que temos vindo a desenvolver e que irão culminar com a celebração desta data importante e histórica do nosso país”, realçou.
Acrescentou que os festejos do bicentenário da Ilha de Moçambique também vão contar com alguns artistas estrangeiros de nomeada que já confirmaram a sua presença e afirmou-se convicto que a celebração visa também à promoção do turismo, que é um dos principais sectores de colecta de receitas para os cofres do município.
As actividades festivas dos 200 anos da proclamação do estatuto da primeira capital do país, a 17 de Setembro de 1817, foram lançadas no segundo semestre do ano passado com a realização da XV edição da feira gastronómica, mais conhecida por “Tzoziva”, que atraíram muitos turistas nacionais e estrangeiros.
Calcula-se que mais de 200 mil pessoas, incluindo turistas nacionais e estrangeiros, tomarão parte nos festejos da celebração dos 200 anos da proclamação do estatuto de cidade da Ilha de Moçambique.
WAMPHULA FAX – 26.02.2018