Fundo de Paz e Reconciliação
Pouco mais de 12.500 mil meticais, dos 13.100 mil meticais desembolsados pelo governo entre 2015 e 2017 para financiar projectos submetidos pelos desmobilizados do governo e da Renamo, no âmbito do fundo da paz e reconciliação, ainda não conheceram qualquer amortização devido à incapacidade financeira dos respectivos beneficiários.
De 2015 a 2017, foram aprovados e financiados ao nível de Nampula, 69 projectos no valor global de 13.100 mil meticais, nas áreas de agricultura, agro-pecuária, comércio, indústria e outras, mas, até ao momento, o dinheiro devolvido não ultrapassa a fasquia de 500 mil meticais.
Reunido, esta 3ª feira, na sua III Sessão ordinária, o Governo Provincial de Nampula, recomendou à Direcção Provincial dos Combatentes para incrementar as acções de monitoria e, em consequência, aferir se, de facto, os projectos aprovados ainda estão em execução ou não, porque só com a devolução dos fundos emprestados será possível beneficiar outros 630 candidatos.
Segundo o porta-voz daquela sessão, Júlio Mendes, foi ainda recomendada àquela Direcção no sentido de ser rigorosa no processo de verificação da existência e do funcionamento dos referidos projectos.
“ Há necessidade de verificar o ponto da situação desses projectos, se calhar só assim as pessoas irão honrar com os compromissos assumidos porque muitos outros combatentes estão à espera da reposição desses valores para também serem beneficiados”- disse Mendes.
WAMPHULA FAX – 15.02.2018