A versão de Nyusi sobre a derrota da Frelimo em Nampula
Amisse Cololo, candidato da Frelimo na eleição intercalar para presidente do Conselho Municipal de Nampula, averbou uma derrota retumbante, convincente e asfixiante.
Numa eleição que teve de ir a segunda volta, o candidato da Renamo foi declarado vencedor, com 58,60%, enquanto o candidato da Frelimo teve 41,40% dos votos.
O presidente da Frelimo considera que isto não é uma derrota, porque a Frelimo é oposição em Nampula desde 2013, quando Mahamudo Amurane, como candidato do MDM, foi eleito presidente do Conselho Municipal, ou seja, Filipe Nyusi considera que a Frelimo só teria perdido se estivesse no poder.
“No município de Nampula, a Frelimo está na oposição, desde 2013”, disse Nyusi e acrescentou que o seu partido “não perdeu”.
“Em Nampula, sim, a Frelimo não ganhou, não venceu a eleição intercalar”. A derrota da Frelimo – que Nyusi considera que não foi derrota – foi um dos assuntos amplamente debatidos na sessão do Comité Central do partido Frelimo.
Nos últimos tempos, a Frelimo está a perder popularidade. As dívidas ocultas só vieram aumentar a impopularidade. A Frelimo só ganha eleições com a ajuda da CNE, do STAE e do Conselho Constitucional. Depois da rejeição em Nampula, o partido Frelimo está desesperado, com medo de perder os Conselhos Municipais que dirige actualmente. (André Mulungo)
CANALMOZ – 26.03.2018