Paulo Vahanle é o novo presidente do Conselho Municipal de Nampula
TVM suspendeu a emissão quando se apercebeu que o candidato da Frelimo não ganhou quase em nenhuma Mesa. Trocou a transmissão dos resultados eleitorais por uma novela mexicana e mandou para casa os analistas que havia chamado para comentar a vitória da Frelimo.
O candidato da Renamo, Paulo Vahanle, venceu a eleição a intercalar de Nampula, tendo derrotado o candidato da Frelimo, Amisse Cololo. Quando já estavam contabilizados 95% dos votos, Paulo Vahanle tinha 62%.
A abstenção voltou a fixar-se acima dos 50%.
É uma derrota acutilante da Frelimo e do seu candidato, que praticamente perderam em todas as mesas. Fica também claro que, em eleições com muita fiscalização, as derrotas da Frelimo são garantidas.
Mais uma vez, fica também provada a incapacidade propositada dos órgãos eleitorais de organizar uma eleição tão pequena sem problemas.
As Assembleias de votação abriram tarde, e muitos eleitores voltaram a ser impedidos de votar por os seus nomes não constarem nos Cadernos Eleitorais. E, desta vez, parte dos impedidos tinha votado na primeira volta. Em duas residências foram encontrados boletins de votos já pré-assinalados a favor do candidato da Frelimo, Amisse Cololo.
Os festejos nas ruas de Nampula prolongaram-se pela madrugada, com o refrão: “Não queremos a Frelimo aqui”. E os resultados dão exactamente essa indicação. Tomaz Salomão, que chefiava a campanha da Frelimo em Nampula, sai reduzido a uma humilhante insignificância perante o povo macua.
TVM e RM desanimados
As estações públicas Televisão de Moçambique e a Rádio Moçambique haviam preparado emissões especiais para analisar os resultados eleitorais, mas estavam convencidos de que a Frelimo iria ganhar ou, no mínimo, disputar ao limite os votos.
Mas, mal os resultados começaram a sair, e com indicações muito claras de que a Frelimo não havia ganho em nenhuma Mesa, a Frelimo mandou a TVM suspender a emissão, trocando-a por uma novela mexicana. Desde lá até ao fecho desta edição, a TVM não mais falou sobre a eleição. A RM, também à última hora, ficou desanimada e parou de dar resultados que confirmavam a rejeição total e completa do partido Frelimo em Nampula.
Ainda nenhum dos candidatos se pronunciou oficialmente. Paulo Vahanle substitui Mahamudo Amurrane seis meses depois.
CANALMOZ – 15.03.2018