O distrito da ilha de Moçambique acolhe nos dias 11 a 13 de Maio próximo a fase provincial de apuramento dos grupos que tomarão parte no X festival nacional da cultura, que se realizara em Niassa ainda este ano.
O evento vai juntar 800 artistas, em representação dos 23 distritos da província de Nampula nas expressões de música ligeira e tradicional, teatro, dança moçambicana, cinema, poesia, literatura, ilusionismo, exposições (pintura e artesanato), gastronomia e bebidas tradicionais.
O director provincial da cultura e turismo (DPCT) em Nampula, Omar Abdul Aquiamungo, que revelou o facto, assegurou que estão já criadas as condições para realização do evento e que, neste momento, decorre a mobilização de condições logísticas, nomeadamente transportes, alimentação e alojamento para os artistas e a equipa de júri.
A escolha da ilha de Moçambique para acolher as cerimónias ao nível da província insere-se nas celebrações do bicentenário da criação da 1ª capital moçambicana.
A fonte destacou a importância de que se reveste o ensejo que se proporciona aos artistas apurados de conhecerem aquele singular local histórico e exaltado património universal da humanidade.
As cerimónias do apuramento da fase provincial serão dirigidas pelo governador de Nampula, Victor Manuel Borges, e contarão com a presença de quadros da direcção provincial da cultura e turismo, artistas e muitos outros convidados.
A fase nacional do X festival nacional da cultura vai decorrer de 26 a 31 de Julho do ano em curso, na cidade de Lichinga, província de Niassa, subordinado ao lema “a cultura promovendo a mulher , a identidade e o desenvolvimento sustentável”
WAMPHULA FAX – 23.04.2018