Moçambique e Botswana vão cooperar no sector de conservação e turismo.
No âmbito desta cooperação, a República do Botswana vai deslocar 500 elefantes para Moçambique. A informação foi divulgada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco. Este é um acordo alcançado no quadro da visita do presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, a Moçambique.
Moçambique tem um histórico de abate de elefantes para a extracção de marfim. Na quinta-feira da semana passada, a Autoridade Tributária de Moçambique apreendeu um contentor com 3,5 toneladas de marfim. No interior do contentor, havia 867 pontas de marfim. O contentor é de 40 pés.
O produto foi embalado em Beleluane, em Maputo, e tinha como destino o Camboja. A Autoridade Tributária presume que, para a acumulação desta quantidade de marfim, foram abatidos 434 elefantes.
Segundo o documento de exportação, que está na posse das autoridades aduaneiras, a mercadoria apreendida tinha como destino o continente asiático, concretamente o Cambodja,
Esta é considerada a maior apreensão de todos os tempos de produtos abrangidos pela CITES (Convenção Internacional sobre espécies da Fauna e Flora), da qual Moçambique é signatário. (André Mulungo)
CANALMOZ – 18.04.2018